A seca extrema em Itália desvendou uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial nas águas do rio Po, perto da vila de Borgo Virgilio, na Lombardia. “A bomba foi encontrada por pescadores na margem do rio Pó devido à diminuição do nível das águas causada pela seca”, disse o coronel Marco Nasi, em declarações à agência de notícias Reuters.
O explosivo de 450 kg foi retirado do local este domingo, algo que não foi tarefa fácil: as autoridades tiveram de evacuar as proximidades, onde vivem cerca de 3 mil pessoas e o espaço aéreo da área foi encerrado durante um breve período de tempo, bem como o tráfego fluvial, ferroviário e rodoviário.
“A princípio, alguns moradores disseram que não iriam sair, mas nos últimos dias, convencemos todos”, disse o autarca de Borgo Virgilio, Francesco Aporti, acrescentando que se as pessoas se recusassem a sair, a operação teria sido parada.
Depois de destruído, o artefacto foi transferido para uma pedreira no município de Medole.
A Itália declarou estado de emergência no mês passado para as áreas ao redor do rio Pó, o mais longo da Itália, estando a passar a pior seca dos últimos 70 anos.