Na noite desta terça-feira, Timur Miroshnychenko, apresentador de TV ucraniano para o canal UA: PBC, comentou pela décima quarta vez o Festival da Canção, mas desta vez em pleno cenário de guerra, a partir de um bunker em Kiev.
No Instagram oficial da Ucrânia na Eurovisão foi partilhada uma foto onde se vê o locutor a fazer a transmissão num local improvisado com paredes degradadas, pouca iluminação, e com recurso apenas a um computador e uma câmara.
Timur Miroshnychenko foi também anfitrião do Junior Eurovision Song Contest 2009, juntamente com Ani Lorak, e novamente em 2013 com Zlata Ognevich. Também co-organizou o Festival da Eurovisão de 2017, que aconteceu em Kiev, na Ucrânia, depois de Jamala ter vencido a edição anterior com a canção 1944.
Apontada como potencial favorita para vencer o concurso deste ano, a música dos ucranianos Kalush Orchestra foi uma das primeiras a ser votada para a grande final da competição no sábado, depois de uma apresentação enérgica de sua música “Stefania”, inspirada na mãe de Oleh Psiuk, o rapper líder do grupo.
Quanto a Portugal, ‘Saudade, Saudade’, composta e interpretada por MARO, vai voltar a subir ao palco em Turim. De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.