Inicialmente, tinham sido dadas cinco pessoas como desaparecidas, mas uma delas já foi encontrada morta, sendo para já a única vítima fatal deste acidente na Alemanha.
As autoridades da cidade de Leverkusen disseram, num comunicado, que a explosão no Chempark, que fica a cerca de 20 quilómetros a norte de Colónia, no rio Reno, ocorreu em tanques de armazenamento de solventes, levantando uma grande nuvem negra no ar.
Os bombeiros que testaram o ar disseram que não parece haver perigo para os moradores das proximidades, depois de as autoridades inicialmente terem pedido às pessoas para se abrigarem.
“Estamos profundamente preocupados com este trágico acidente e a morte do nosso funcionário”, disse o chefe do Chempark, Lars Friedrich, num comunicado.
A Currenta, a empresa que opera o parque industrial, disse que a explosão aconteceu às 09:40 locais (08:40 em Lisboa), em tanques de armazenamento no centro de gestão de resíduos e, em seguida, evoluiu para um incêndio.
A polícia de Colónia disse que um grande número de agentes policiais, bombeiros, helicópteros e ambulâncias de toda a região foram enviados ao local. A polícia pediu a todos os residentes que ficassem dentro de casa e alertaram as pessoas de fora de Leverkusen para evitar a região.
As autoridades policiais também encerraram várias estradas importantes nas proximidades.
A nuvem de fumo, segundo o jornal, estava a mover-se para noroeste, em direção às cidades de Burscheid e Leichlingen, que ficam na região administrativa de Colónia, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália.
O parque industrial químico está localizado muito próximo às margens do rio Reno.
A Currenta possui três unidades na região e mais de 70 empresas diferentes estão baseadas em Leverkusen, Dormagen e Krefeld-Uerdingen.
Na cidade Leverkusen está localizada a sede da Bayer AG, uma das maiores empresas químicas e farmacêuticas da Alemanha.
RJP (CSR) // EL