O modelo, designado “Alfa-X”, será a base para uma nova geração de comboios de alta velocidade japoneses que a empresa pretende ter a funcionar em 2030, e o primeiro protótipo vai contar com dez vagões, explicou um porta-voz da JR East .
O “Alfa-X” vai superar a velocidade dos comboios do modelo “Shinkansen”, atualmente em circulação no Japão, entre os quais os mais rápidos são os da série “E5 Hayabusa”, usados na linha que liga Tóquio à região de Tohoku (norte) e que atingem os 320 quilómetros por hora.
A nova geração de comboios de alta velocidade japoneses vai começar a operar ao mesmo tempo que está prevista a extensão da linha de alta velocidade até à cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido.
Por sua vez, a JR Central, do mesmo grupo que a JR East, está a desenvolver um comboio de levitação magnética (maglev) de super alta velocidade que deverá iniciar o serviço comercial em 2027.
Esta linha, que será designada “Chuo Shinkansen” e com circulação de comboios a mais de 500 quilómetros por hora, vai ligar inicialmente Tóquio a Nagoya (centro do Japão) e posteriormente vai ser ampliada até Osaka, no oeste.