É numa ilha do Tirreno com pergaminhos europeus que Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano, acolhe hoje Angela Merkel e François Hollande para uma segunda ronda de conversas sobre o roteiro do Brexit. Os líderes dos três países europeus estão reunidos desde a tarde de segunda-feira, 22, em Ventotene, a ilha para onde Mussolini deportou um grupo de políticos italianos que foram os primeiros a defender uma federação de estados europeus.
Além do simbolismo do local, o encontro tem por objetivo “mostrar a unidade dos três maiores países da Europa mas não pretende criar nenhum clube específico”, afirmaram fontes diplomáticas francesas. Na agenda está a preparação da reunião de Bratislava (Eslováquia), o encontro informal dos líderes europeus agendado para 16 de setembro, durante o qual se discutirá o futuro da União sem o Reino Unido.
Da agenda fazem também parte discussões sobre o relançamento económico na Europa e a questão da segurança interna e externa, no seguimento da onda de atentados em solo europeu e da crise migratória que tem assolado a União.