Foi na noite de sábado que várias figuras de destaque de Washington e Hollywood se reuniram no jantar anual dos correspondentes da Casa Branca, evento sempre marcado pela aparente descontração e bom humor dos presidentes.
Com piadas sobre si próprio, os seus adversários políticos e até a própria imprensa, Barack Obama fez a plateia soltar várias gargalhadas, a começar logo com a música com que se dirigiu ao microfone: “All I Do Is Win” (“Tudo o que faço é ganhar”, em tradução livre) de DJ Khaled. Sobre o seu segundo mandato, o Presidente dos EUA brincou que a reeleição lhe permite uma agenda radical, mostrando em seguinda uma fotografia sua a jogar golf, numa capa falsa da revista “Senior Leisure” (Tempos Livres Sénior).
Várias montagens de fotos suas com uma franja semelhante à que Michelle Obama por vezes usa arrancaram também gargalhadas à assistência.
O sentido de humor do Presidente chegou também aos media, com Obama a confessar admirar o empenho da CNN em cobrir todos os lados da história “só para o caso de um deles estar correto”.
O comediante Conan O’Brien foi o convidado especial da noite, elogiando Obama por várias mudanças visíveis neste segundo mandato, das quais salientou o facto de ter duplicado o número de Papas… (a renúncia de Bento XVI tranformou-o em Papa Emérito, enquanto Francisco é o novo Papa). O humorista sublinhou ainda ter várias semelhanças com o Presidente: ambos frequentaram Harvard, ambos têm dois filhos e ambos disseram a Joe Biden não ter mais convites para o jantar de sábado…
O discurso de Obama:
O discurso de Conan O’Brien: