O anúncio de Gordon Brown de deixar a liderança do Partido Trabalhista foi “importante” e pode facilitar as negociações com os Democratas Liberais para formar um “governo estável”, comentou hoje o líder dos Democratas Liberais.
“Deve ter sido algo muito difícil para ele dizer pessoalmente, mas penso que o fez no interesse nacional”, vincou hoje Nick Clegg, que confirmou a abertura de negociações formais com o Partido Trabalhista para a formação de um governo.
“O anúncio dele”, acrescentou, “pode ser um elemento importante para facilitar a transição para um governo estável”.
Por outro lado, os conservadores mostraram-se hoje abertos a realizar um referendo ao modelo de voto no Reino Unido para tentarem convencer os democratas liberais a não se aliarem aos trabalhistas.
Embora até agora se tenham oposto à mudança do sistema de eleição por maioria simples em circunscrições eleitorais, o número dois dos conservadores, William Hague, anunciou que estão dispostos a ceder.
Se os democratas liberais aceitarem formar um governo de coligação com os conservadores, estes aceitam promover um referendo ao modelo de “voto alternativo”, algo que os trabalhistas propuseram no programa eleitoral.