O Governo britânico anunciou esta quinta-feira que vai impedir as chegadas de viajantes oriundos de 16 países, entre os quais Portugal, para tentar evitar a importação da nova variante do novo coronavírus que foi detetada no Brasil.
“Viagens de Portugal para o Reino Unido vão também ser suspensas devido às suas fortes ligações com o Brasil. (…) No entanto, há uma exceção para transportadoras viajando a partir de Portugal (apenas), para permitir o transporte de bens essenciais,” anunciou no Twitter o secretário britânico dos Transportes, Grant Schapps. A medida inclui a Madeira e os Açores.
Travel from PORTUGAL to the UK will also be suspended given its strong travel links with Brazil – acting as another way to reduce the risk of importing infections. However, there is an exemption for hauliers travelling from Portugal (only), to allow transport of essential goods.
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) January 14, 2021
Segundo o mesmo responsável, a proibição inicia-se às 4:00 desta sexta-feira, 15 de janeiro. Além de Portugal – que nos anos antes da pandemia viu crescer o número de viajantes oriundos do Brasil, particularmente turistas, e que funciona como hub para distribuição de tráfego para o resto da Europa -, a lista de países de origem que ficam impedidos de realizar viagens para o Reino Unido inclui ainda a Argentina, o Brasil, a Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, a Guiana, o Panamá, o Paraguai, o Peru, o Suriname, o Uruguai e a Venezuela.
A medida, escreve o secretário dos Transportes, não se aplica a britânicos e irlandeses ou nacionais de países terceiros com autorização de residência, mas os passageiros que regressem destas origens devem “isolar-se durante dez dias, tal como os seus agregados.”
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já tinha manifestado preocupação com a nova variante do SARS-CoV-2 detetada no Brasil e anunciou que estariam para breve medidas para evitar a dispersão do contágio no território.
Segundo a Lusa, a Fundação Osvaldo Cruz confirmou terça-feira passada a existência de uma nova estirpe do novo coronavírus em circulação, com origem no estado brasileiro do Amazonas. A variante já foi entretanto detetada no Japão, em quatro viajantes oriundos do Brasil.
A entrada em vigor da limitação de viagens para o Reino Unido coincide com o início, em Portugal, do segundo confinamento generalizado da população, que durará pelo menos 15 dias e com horizonte possível de um mês.