A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) equacionam a hipótese de submeter as contas da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a uma auditoria antes de aprovarem o pedido do Governo de Lisboa no sentido da recapitalização do banco público com dinheiros do Estado.
Segundo a notícia, avançada pela TSF, nesta manhã de sexta-feira, 17, o cenário já estará a ser preparado com o futuro presidente da CGD, António Domingues, e recebeu o aval do Governo português.
A notícia é avançada pela TSF, segundo a qual este cenário estará a ser trabalhado com o novo presidente indicado para a CGD, António Domingues, tendo recebido o aval do executivo português.
A concretizar-se, a auditoria tornará redundante a proposta do Bloco de Esquerda no sentido de o Governo mandar desencadear uma “auditoria forense” que permita obter dados mais rapidamente e evitar um atraso no processo de recapitalização do banco.
A realização dessa investigação das contas da CGD colocará em banho-maria a comissão parlamentar de inquérito que o PSD pretende fazer aprovar a Assembleia da República, na medida em que os resultados da auditoria podem ser uma peça central no inquérito.