A Repsol adquire a Talisman Energy pelo equilavente a 6640 milhões de euros, valor a que se soma a dívida da gigante canadiana de 3,7 mil milhões de euros.
A operação, que já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas, transforma a Repsol num dos principais grupos energéticos do mundo, com um aumento de 76% na sua produção de hidrocarbonetos, até aos 680 mil barris equivalentes de petróleo por dia e um aumento no seu volume de reservas em 55%, ao superar os 2300 milhões de barris equivalentes de petróleo.
A operação será formulada através de uma oferta de 8 dólares norte-americanos (6,4 euros) por cada ação da Talisman.
“O acordo com a Talisman é o resultado de uma análise exaustiva de mais de 100 companhias e ativos em todo o mundo. Em todas as suas vertentes, a Talisman foi sempre a melhor opção, pela excelente qualidade dos seus ativos -incluindo o grande talento dos seus trabalhadores- cujo valor crescerá com a capacidade e com o apoio da Repsol. Esta é uma operação transformadora para a Repsol em que todos ganhamos”, comenta Antonio Brufau, Presidente da Repsol.
Chuck Williamson, Presidente da Talisman Energy, considera, por seu lado, que “o acordo demonstra a confiança da Repsol nos ativos que a Talisman desenvolveu com grande esforço”.