O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que a participação dos empresários e os temas do VI Encontro Cotec Europa provam que “apesar das crises que teimam em persistir, a força da inovação empresarial está bem viva”.
No discurso de encerramento do encontro — onde também participaram o Rei de Espanha, Juan Carlos e o Presidente da Republica Italiana, Giorgio Napolitano — Cavaco Silva disse que “apesar de todos os progressos realizados”, persiste na Europa o chamado ‘paradoxo da inovação’, que se traduz na menor capacidade da Europa em transformar os resultados da investigação tecnológica e o conhecimento em inovação e vantagens competitivas.
“Aproximar cada vez mais a investigação do mercado é o caminho para atenuar esta debilidade”, considerou o Presidente da República.
O Rei de Espanha, Juan Carlos, apelou, por seu lado, ao empenho da sociedade para que a inovação seja encarada como motor de desenvolvimento, considerando que “o primeiro passo é um sistema educativo de alta qualidade”.
No encerramento do VI Encontro COTEC Europa, na Casa da Música, no Porto, o Rei de Espanha afirmou que “conseguir que o desenvolvimento seja sustentado em inovação é um desafio lançado a toda a sociedade em conjunto”.
Juan Carlos realçou que “o processo inovador necessita de cientistas que acreditam no conhecimento, de empreendedores que o apliquem e de cidadãos que tirem partido dos resultados da inovação e que a estimulem”.