Para se apurar para os oitavos-de-final do Mundial 2014, a Seleção Nacional precisa que se verifiquem várias condições, sendo que a primeira de todas é Portugal vencer o Gana e no outro jogo do grupo G não se verificar um empate entre Estados Unidos e Alemanha. Nesse caso, apuram-se estas últimas duas seleções.
Mas isso não chega: a equipa nacional tem também de esperar combinações de resultados que lhe permitam anular a diferença de golos negativa que tem e que a desfavorece em caso de igualdade pontual.
No caso de uma vitória da Alemanha sobre os EUA, Portugal teria de esperar uma combinação de resultados que eliminassem uma desvantagem de 5 golos em relação aos norte-americanos. Ou seja, vencer por 4-0 e esperar que os alemães vençam por um golo. Mas também pode ser o inverso ou até mesmo uma vitória de Portugal por 2-0 e outra da Alemanha por 3-0. Se assim acontecer, Portugal e EUA acabariam a qualificação com os mesmos 4 pontos e com uma diferença entre golos marcados e sofridos de 0. Aí, entraria o terceiro critério de desempate: o maior número de golos marcados na fase de qualificação. Portugal apurar-se-ia porque teria mais golos marcados (6 contra 4). Por isso, é importante que os EUA percam com a Alemanha não marcando mais de um golo. Se, por exemplo, Portugal vence por 4-0 e a Alemanha ganhe por 4-3, os Estados Unidos passariam, uma vez que acabavam o apuramento com mais um golo marcado (7 contra 6).
Há ainda a hipótese de Portugal e Estados Unidos terminarem com uma igualdade total, com o mesmo número de pontos, diferença de golos e golos marcados. Quando isso acontece, a segunda série de critérios de desempata passa pela comparação dos jogos entre as equipas empatadas, o que, dado o empate a dois golos registado, deixaria tudo na mesma. Nessa altura, só um sorteio pode determinar quem se qualifica.
Este mesmo cenário já não é possível com uma vitória dos Estados Unidos sobre a Alemanha, pois, nesse caso, a diferença de golos que Portugal tem para recuperar face à Alemanha é de nove golos… Mesmo que acontecesse uma vitória de Portugal sobre o Gana por 4-0 e uma derrota da Alemanha pelos mesmos números, seriam os germânicos a passar, visto que se registaria um empate total entre Portugal e Alemanha: pontos, diferença de golos (0) e golos marcados (6). E, nessa circunstância, os critérios de desempate que se seguem são os pontos, diferença de golos e golos marcados no confronto direto. E todos nos lembramos dos 0-4 da primeira jornada…
Complicado? Pois… Mas tão ao mais complicado, analisados todos os jogos deste Grupo G, vai mesmo ser Portugal conseguir ganhar ao Gana, que está, neste momento, a fazer exatamente as mesmas contas. E não precisa de marcar tantos golos