Na noite da final do campeonato de futebol americano, que decorreu este domingo, 11, opondo as equipas Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, as atenções voltaram-se para a presença de Taylor Swift no Allegiant Stadium, em Las Vegas, EUA, que quis apoiar Travis Kelce, o seu namorado e atleta do Kansas City Chiefs.
Mas a noite teve outra grande estrela, vinda diretamente do mundo do R&B: na semana em que lançou o seu novo álbum, Coming Home, Usher subiu ao palco durante o intervalo da competição para provar que os 45 anos não lhe roubaram qualquer energia – e que os seus hits do início dos anos 2000 continuam a dar que falar. Foi, aliás, entre atuações que o artista gritou: “Disseram que não ia conseguir, disseram que não estaria aqui hoje. Mãe, conseguimos”.
Com um look totalmente branco (inicialmente) e rodeado de bailarinos, Usher cantou, durante 13 minutos, alguns dos seus principais e mais nostálgicos temas – começou com o êxito Caught Up, de 2004, e não deixou os fãs a desesperarem por Love In This Club, Burn e U Got It Bad – e recebeu vários convidados, alguns surpresa, que agitaram a plateia.
Alicia Keys apareceu em palco vestida de vermelho e com uma grande capa para cantar e tocar, num piano de cauda também vermelho, um excerto da sua célebre If I Ain’t Got You, mas logo de seguida começou a romântica My Boo, lançada há 20 anos, em dueto com Usher, recebendo um abraço do artista antes de o foco ir parar a Jermaine Dupri, convidado surpresa, que subiu ao palco para introduzir a Confessions, um dos maiores hits de sempre de Usher.
Na segunda parte do espetáculo, a norte-americana H.E.R. fez uma apresentação de guitarra breve a solo e o artista apareceu em palco com uma indumentária diferente: vestido de azul e preto, dançou em patins, enquanto cantou a Bad Girl, ao lado de uma “multidão” de bailarinos.
Logo a seguir, apareceu, do lado do público, Lil Jon, que “gritou” a célebre Turn Down For What, entre uma plateia eufórica, e acabou a cantar Yeah, juntamente com o protagonista da noite. O espetáculo terminou com Ludacris, que entrou no relvado para cantar a Get Low com Usher.
Inicialmente a perder, os Kansas City Chiefs venceram por 25-22 os San Francisco 49ers, já no prolongamento. Os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o seu quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking a Green Bay Packers e New York Giants.
Já os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.