Uma mão lava a outra, como diz o povo, e se a maçonaria tem interesse em ter os seus “irmãos” em lugares de poder, também os políticos beneficiam das ligações lá criadas, numa rede de contactos que os ajudam a ascender na carreira. Numa grande investigação da editora-executiva Catarina Guerreiro, o tema que nesta semana faz a capa da VISÃO mostra como todos os governos dos últimos 30 anos tiveram maçons entre os seus membros.
Ao longo de nove páginas, fique a par do projeto “Mercúrio”, um plano secreto para recrutar os políticos mais promissores do PS e do PSD. Há nomes do núcleo duro do primeiro-ministro António Costa e também do próprio Rui Rio, que expôs aquilo que ele chamou relações “obscuras”. É um trabalho a não perder.
A primeira vez na rua
Nesta edição leia ainda uma reportagem com os sem-abrigo de Lisboa, em que alguns deles nos contam como foi a sua primeira noite a dormir na rua. São histórias de um imenso desamparo e falta de amor. Encontrámos pessoas ainda muito jovens, desabrigadas de um teto e dos afetos dos familiares.
Roupa sustentável
É uma das indústrias mais poluidoras do mundo, mas o têxtil começa a dar sinais de querer progredir em matéria ambiental. Com novas técnicas e matérias-primas, fomos saber quais são os tecidos do futuro.
Pelas aldeias de montanha
No tema de capa da Visão Se7e desta semana, sugerimos um passeio por quatro Aldeias de Montanha situadas no Parque Nacional da Serra da Estrela. Partimos de Cabeça, a aldeia-natal mais sustentável do País, para contar o muito que se pode conhecer também em Loriga, Lapa dos Dinheiros e Alvoco da Serra. Um roteiro para fazer em família, mesmo a tempo das miniférias que aí vêm – ou em qualquer altura do ano.
E mais:
- Quando o Estado é inovador. Casos de startups e patentes públicas que fazem a diferença.
- Macau: sem desafiar o poder da China, a metrópole está prestes a tornar-se a mais rica do planeta.
- Alerta: os medicamentos não são processados nas estações de tratamento e contaminam as águas que nós bebemos e as lamas usadas na agricultura.
- Entrevista: Júlio Machado Vaz sobre as relações e o amor.
- Cultura: La Fura dels Baus com Carmina Burana, em Lisboa e no Porto.
Lido por aqui:
“Nadia disse que entregava o seu destino, a sua alma eterna, a um poder maior. Nadia foi condenada a 20 anos de prisão.” José Eduardo Agualusa, mais crónicas aqui
“O ecossocialismo e todas estas novas ‘ciências anticapitalistas’ são, em simultâneo, uma contradição com a histórica luta de classes, mas revelam sempre a mesma obsessão de controlo da vida de todos por uma guarda avançada de iluminados.” José Eduardo Martins, leia aqui outras crónicas
“Porque os tempos não estão fáceis e há poucos com a sua fibra, é preciso garantir que Zé Mário Branco, de 77 anos, do Porto, se manterá sempre muito mais vivo do que morto.” Capicua, leia mais aqui
Boas leituras!