Reivindicado por um grupo que se autodenomina de “Guardiães da Paz” (Guardians of Peace), o ataque deixou os serviços online do grupo Sony Pictures em baixo durante uma semana e permitiu o ‘roubo’ de pelo menos quatro filmes: o drama bélico “Fury”, com Brad Pitt, “Mr. Turner”, “Still Alice” e “To Write Love On Her Arms”.
O ataque informático que invadiu sistemas chave da empresa está a ser investigado pelo FBI e as suspeitas recaem sobre a Coreia do Norte, uma vez os indícios apontam para o uso de software compilado naquele país.
O motivo poderá ser, especula-se, a comédia The Interview protagonizada por Seth Rogen e James Franco, que assumem o papel de dois jornalistas a quem é concedida a oportunidade de reunir com Kim Jong-un, ocasião que a CIA aproveita para lhes pedir que assassinem o líder norte-coreano.
A comédia, claro, não agradou a Pyongyang e as Nações Unidas e o governo norte-americano terão mesmo recebido uma queixa para impedir o filme de chegar à exibição pública.
De acordo com a Sky News, o governo de Pyongyang terá descrito o filme como “publicidade terrorista encapotada” e como “um ato de guerra”.