Portugal está no Mundial de Rugby França 2023 e nada como usar a data como um bom pretexto para um brain snack sobre a modalidade. Como nasceu o râguebi? Quando? E onde? Ora a sua génese está ligada a um britânico, na altura um rapaz de 17 anos, chamado William Webb Ellis. Conta a história que decorria uma partida de futebol nos campos da Rugby School, uma escola pública na cidade de Rugby, em Warwickshire, Inglaterra, que alguém chutou a bola e que o dito William apanhou a bola com as mãos. Nesta fase da história os relatos divergem ligeiramente, pois há fontes que indicam que seria possível apanhar a bola com as mãos. O passo seguinte é que foi surpreendente: William Webb Ellis correu com ela nos braços até à baliza adversária.
Feita a proeza, ficou a ideia: e se daqui nascesse uma nova modalidade? Aos poucos, as regras para um novo tipo de jogo foram sendo seguidas e, em 1845, foram escritas pela primeira vez por três rapazes da Rugby School. O nome para o desporto foi fácil de decidir, já que presta homenagem ao seu local de nascimento, e foi crescendo sobretudo nos países anglo-saxónicos e nas colónias inglesas, exemplos da África do Sul, Fiji, Nova Zelândia e Austrália.
Feitas as contas, o râguebi celebra este ano 200 anos e, às portas do Mundial, que se joga desde 1987, importa também contar que o troféu entregue aos vencedores tem o nome de… William Webb Ellis.
Outros snacks de informação:
- Como nasceu o livro do Guinness?
- Três utensílios que mudaram a forma como cozinhamos.