“Vamos ver ao Google” é uma frase repetida em vários grupos de amigos, assim que uma qualquer contenda não apresenta solução à vista. E antes de existir Google? Como é que se apuravam verdades no momento? Um dos aliados preferidos para o fazer – dirão miúdos de 8 anos e graúdos de 80 – chama-se Guinness World Records (Livro dos Recordes do Guinness) e nasceu precisamente de uma discussão entre um grupo de amigos, onde se encontrava Sir Hugh Beaver (1890-1967), um britânico-sul-africano, então diretor da cervejeira Guinness.
Estamos no início da década de 50 e reza a história que o grupo se encontrava numa caçada no Condado de Wexford, Irlanda, e que o tópico de discórdia seria sobre qual era o pássaro de caça mais rápido da Europa – ao que parece o próprio Beaver tentava atirar, sem sucesso, a uma tarambola-dourada-europeia e justificava-se com a velocidade da mesma. Certo de que em todo o mundo grupos de amigos como os seus discutiriam sobre todo o tipo de ideias do género, e sobretudo em bares (ler: pubs), decidiu juntar conhecimentos num livro a ser distribuído precisamente onde se vendia cerveja. Para cumprir a ideia, contratou dois irmãos gémeos fact-checkers, Ross e Norris McWhirter. E a história fez-se,
O primeiro livro foi publicado em 1955, com 198 páginas de recordes – incluindo, claro, o nome do pub mais pequeno do mundo –, com o nome de Guinness Book of Superlatives. Conta-nos o site oficial Guinness World Records que demorou 13 semanas e meia a ficar concluído e que até ao Natal desse ano vendeu 187 mil cópias. Hoje a empresa tem 58 mil recordes registados e vendeu um total de 147 milhões de livros, tendo sido traduzido em mais de 40 línguas. Escusado será dizer que há recordes que continuam a ser batidos e ultrapassados, como o da pessoa que passou mais tempo acordada a ver televisão: 99 horas.
Ah, e não, a dita ave de caça não era a mais rápida da Europa: esse recorde pertence ao pato-ferrão.
Outros snacks para servirem de desbloqueadores de conversa
- Quanto mede o maior nariz do mundo alguma vez registado?
- Onde nasceu a água de colónia?