Curious Cotton: quando a moda entra no bem-estar emocional

Curious Cotton: quando a moda entra no bem-estar emocional

“As pessoas estão cada vez mais desligadas e desconectadas.” Quantas vezes não ouvimos – e repetimos – esta frase, nas mais variadas formulações? Desta vez, escutámo-la do casal de 33 anos Vanessa Esteves, assistente social, e Mário Rodrigues, psicólogo e professor de mindfulness. “Vivemos numa sociedade moderna, com muitas exigências de rotina e acreditamos que as pessoas precisam de fazer um ajuste às prioridades. O bem-estar pessoal é essencial”, resume Mário, no início da conversa com a PRIMA. Com esta preocupação em mente, a pergunta impôs-se: “Como é que podemos trazer este lembrete para as pessoas?”, continua Vanessa. Lembraram-se então de fazer peças de roupa onde bordam mensagens. “Podem ser um convite, um lembrete ou um exercício, todos com o intuito de recordar às pessoas que é importante estarem mais presentes”, explicam. 

A coleção inicial contou com duas t-shirts e duas sweatshirts

A ideia começou a ser cozinhada no final de 2022 e a Curious Cotton ganhou forma nos primeiros meses do ano. Arrancaram com t-shirts e sweatshirts brancas, com mensagens de gratidão, respiração profunda e ‘stop’, bordadas na zona dos ombros – “tinha de ser um sítio onde os olhos batem, para que fosse algo também para os outros verem”, diz Vanessa -, feitas em algodão orgânico, numa pequena fábrica familiar em Minde. “Não tínhamos qualquer experiência na área, mas sabíamos que queríamos ter uma produção local”, contam, em conversa via Zoom a partir do concelho da Golegã. São eles quem trata do marketing, da gestão das redes sociais, da fotografia (e até servem de modelos para a mesma). “Tem sido um caminho difícil. Como somos pequenos, não produzimos em massa, temos mais trabalho”, revela Vanessa. Pelos sorrisos, porém, percebemos que tem sido gratificante. “O feedback tem sido bom. As pessoas dizem-nos que as peças são muito confortáveis”, complementa Mário. 

Além dos bordados, onde podem ler-se frases como ‘What are you grateful for?’ ou “Take a deep breath. How does it feel?’, lançaram este mês uma t-shirt com um QR Code (numa etiqueta de algodão orgânico) que funciona como um convite: “scan for selfcare”, dizem. E cada vez que se fotografa o código ele dá um resultado diferente. “Pode ser um exercício de respiração, um de relaxamento muscular, uma mensagem para lembrar a pessoa a cuidar de si”, explica Mário. A etiqueta está cosida na manga, para que quem a veste mas também outros possam usar o QR Code. “O objetivo é sermos todos agentes de mudança.” 

Vanessa e Mário são casados e decidiram investir num negócio pessoal, fora das suas áreas de trabalho habituais

Em paralelo às peças de roupa, têm também aventais, que já estão a vender para restaurantes, mas ainda não chegaram ao site. “É uma oferta mais personalizada, à medida de cada espaço, num contexto mais de mindfuleating”, refere Mário, para os quais têm um leque de frases que podem ser usadas, como por exemplo ‘Quantas cores estão presentes no seu prato?’ O caminho da personalização de outras peças faz, aliás, parte dos planos do futuro. Tal como aumentarem o número de produtos com práticas de mindfulness. 

Preços: a partir de €29 (t-shirts) e €45 (sweatshirts). Para ver em www.curiouscotton.pt 

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