A grande competitividade entre os concorrentes voltou a ser imagem de marca da mais recente prova, o Gaia Eco Rally, do campeonato exclusivamente dedicado a veículos 100% elétricos. Após 11 provas especiais de classificação, os dois primeiros estavam separados por apenas seis décimas de segundo. Mais impressionante ainda: foi preciso descer até ao 13.º lugar da geral para encontrar uma média de erro superior a um segundo por ponto de controlo. Os 12 primeiros classificados demonstraram uma regularidade notável, com desvios médios inferiores a um segundo nos mais de 120 pontos cronometrados ao longo do percurso.
“O melhor campeonato do mundo”
No pódio final, celebrado no emblemático Cais de Gaia, subiram Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher (Dacia Spring), seguidos por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo (Kia EV3), e por Filipe Maia e Tiago Caio (Polestar 4). A dupla francesa, habitual participante no campeonato português, não poupou elogios: “É o melhor campeonato do mundo”, afirmou Le Borgne à Exame Informática, com Stricher a reforçar: “e o mais competitivo”. Esta foi a sua primeira vitória em provas de regularidade em solo nacional, apesar de já contarem com larga experiência internacional. “Competimos em Espanha, França, República Checa… e nenhuma outra prova tem a qualidade e o nível competitivo do campeonato português”, garantiu o piloto francês.
A prova surpreendeu muitos dos participantes pela variedade de ritmos e exigência técnica do percurso. Por momentos, a regularidade pareceu dar lugar a um verdadeiro rali de velocidade, colocando à prova a destreza de pilotos, a precisão dos navegadores e a capacidade de resposta das máquinas elétricas.
O Eco Rally de Gaia terminou da melhor forma, com uma Power Stage no Circuito Internacional de Lousada, troféu vencido pela dupla Pedro Morais e Silvia Coutinho em Hyundai Ionic 5.

Equipa PRIO – Exame Informática no top 5
João Paulo Martinho e Nuno Costa, em Peugeot e-208, alcançaram um excelente quinto lugar, depois de uma recuperação notável. Para Nuno Costa, estreante neste campeonato mas já bicampeão nacional de Regularidade Histórica (2023 e 2024), foi uma prova desafiante: “A aceleração dos elétricos, com o binário imediato, apanhou-me de surpresa”, confessou.

Já o segundo carro da equipa, um Peugeot e-3008 pilotado por Sérgio Magno e navegado por Ana Joaquim, foi penalizado por dois erros decisivos que os relegaram para a 13.ª posição final.
Próxima paragem: E-Rally Alentejo Central
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO prossegue com o E-Rally Alentejo Central, agendado para os dias 21 e 22 de junho. Uma nova oportunidade para confirmar o elevado nível competitivo que já se tornou marca registada deste campeonato eletrizante.