A InstaVolt anunciou que os dois primeiros carregadores da empresa vão estar localizados na N10 e N4, à saída da A13, junto a uma zona comercial em Pegões. O objetivo é que os condutores possam parar e recarregar a ‘bateria’, enquanto o veículo elétrico também carrega. A empresa pretende chegar aos 125 carregadores no curto prazo em Portugal e aos cinco mil até 2030 na Península Ibérica.
Todos os carregadores vão estar associados à plataforma mobi.e e operam através de pagamentos contactless. A InstaVolt tem uma equipa de engenheiros dedicada a gerir a rede e a alcançar a máxima fiabilidade, além de uma estrutura interna que diagnostica e resolve remotamente problemas que exijam correção no mais curto espaço de tempo.
Os dados da ACAP mostram que em outubro foram matriculados 3484 veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, um aumento de 12,5% face ao mesmo mês do ano passado, o que torna evidente que há uma necessidade de fornecimento de estruturas de carregamento para estes veículos, cada vez mais procurados pelos portugueses.
Delvin Lane, diretor executivo (CEO) da InstaVolt, salienta isso mesmo em comunicado de imprensa: “A nossa expansão para Portugal visa apoiar a economia a continuar a sua transição para um modelo sustentável do ponto de vista energético, para além de nos assumirmos como uma referência junto dos condutores de veículos elétricos e de todo o setor em geral”.
A InstaVolt é propriedade da EQT Infrastructure, uma organização de investimento global e encontra-se sediada em Hampshire, no sul de Inglaterra. Até 2030, a empresa pretende ter 16 mil carregadores ultrarrápidos: 11 mil no Reino Unido e Irlanda, 5 mil em Portugal e Espanha, e 300 na Islândia.