A Hyundai cumpriu o prometido e revelou o Inster no no Salão Internacional da Mobilidade de Busan 2024. Trata-se de um carro compacto, que se vai posicionar na gama de entrada dos elétricos. O preço ainda não foi divulgado, mas espera-se um valor abaixo dos 25 mil euros para o modelo mais acessível, o que levará o Inster a concorrer com outros elétricos acessíveis que estão a chegar ao mercado: Citroën ë-C3, Renault 5 e o novo Dacia Spring. Ainda assim, a Hyundai promete um interior sofisticado, carregado de tecnologia.
O Inster, que evolui a partir do legado do Casper, modelo exclusivo para o mercado coreano, apresenta um design exterior com linhas que dão um look sólido, estilo SUV, e futurista – neste aspeto, destaque para os elementos que já conhecíamos dos Ioniq, como faróis com assinatura pixelizada. O interior, apresentado como espaçoso e versátil, oferece um ambiente tecnológico e personalizável, com painel digital de 10,25 polegadas e sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 10,25 polegadas.
Como referido, a tecnologia é um dos pilares do Inster, que conta com um conjunto abrangente de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), como câmara 360º, assistência de prevenção de colisões, câmara de deteção de ângulo morto e assistência de manutenção e acompanhamento à faixa de rodagem. A conectividade também está em destaque, com recursos como navegação integrada, Apple CarPlay, Android Auto e Hyundai Digital Key.
O Inster oferece duas opções de bateria: uma de 42 kWh e outra Long-Range de 49 kWh, com autonomia de até 355 quilómetros. Curiosamente, o carregador AC é de 11 kW (para postos de carregamento lento e wallboxes), um valor incomum, sobretudo nos segmentos mais baixos. Em carregamento rápido (DC), a Hyundai refere um tempo de carregamento de 30 minutos, entre os 10% e os 80%, para ambos os modelos, quando a usar postos com potência de 120 kW ou superior.
O motor elétrico atinge uma potência de 115 cv na versão Long-Range (97 cavalos na versão com bateria de 42 kWh). A funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) permite que o Inster funcione como uma fonte de energia móvel, possibilitando a alimentação elétrica de dispositivos externos.
Com lançamento previsto para este verão na Coreia do Sul, seguido pela Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífico. Espera-se que o Inster chegue à Europa no final deste ano ou início do próximo.