A segunda geração do Dacia Spring já está disponível para encomenda. Como aconteceu com a versão anterior, o novo Spring tem no preço a característica mais diferenciadora. Trata-se, facilmente, do automóvel 100% elétrico mais acessível do mercado. E terá sido esta a principal razão do sucesso deste carro, que já vendeu mais de 140 mil unidades na Europa. Só em 2023, o Spring vendeu, globalmente, quase 62 mil unidades, um crescimento de 26,4% relativamente a 2022, que colocou o pequeno Dacia na terceira posição entre os mais vendidos na Europa a clientes particulares.
Em solo português, o Spring também deixou sua marca. Em 2023, foi o quarto automóvel elétrico mais vendido no país e foi mesmo o mais vendido a clientes particulares
O novo Spring apresenta o mais recente estilo de design que a Dacia estreou no Duster, que dá a este carro um ar mais moderno e até mais robusto. A frente ganhou novas luzes diurnas em LED e o logótipo DC de grandes dimensões. Há também novas óticas e para-choques na traseira.
A segurança foi uma das componentes mais criticadas no Spring, pelo que não é de estranhar que a nova versão inclua vários assistentes eletrónicos para evitar acidentes e respeitar as mais recentes normas neste capítulo: travagem automática de emergência (urbano/extra-urbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall).
Mas as maiores alterações foram feitas no interior. Há um novo painel de instrumentos totalmente digital (7 polegadas), mas o destaque vai para o ecrã central tátil de 10 polegadas, de série na versão Extreme e opcional na versão Expression, com navegação com trânsito em tempo real e suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Sistema que também disponibiliza duas portas USB.
De destacar ainda a tecnologia V2L fornecida de série na versão Extreme. Trata-se de um sistema de carregamento bidirecional, que permite usar a tomada de carregamento do Spring para fornecer energia a aparelhos elétricos.
Especificações e preços
São duas motorizações disponíveis: 45 cavalos para a versão Essential (a partir de €16.900) e 65 cavalos para as versões Expression (€18.900) e Extreme (€19.900). A bateria de 26,8 kWh de capacidade anuncia uma autonomia superior a 220 quilómetros e pode ser carregada, dos 20 aos 100%, em quatro horas numa wallbox de 7 kW. O carregamento rápido continua a ser opcional e limitado a uma potência de 30 kW (45 minutos dos 20% aos 80%).
Há, ainda, uma versão Cargo, com preço a partir de €2.300, para atender às necessidades comerciais.
A Dacia espera começar a entregar o novo Spring no último quadrimestre deste ano.