Até agora só era possível escolher três versões do Model Y: Standard Range, com tração traseira, autonomia WLTP de 455 km e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos(€44.990); Long Range com tração integral (dois motores), 533 km de autonomia WLTL e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos (€51.990); e, claro, a versão Performance, com autonomia de 514 km e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos (€57.990).
Mas agora há um novo Y, que, com um preço de €48,990, fica no segundo lugar da gama (entre a versão base e o Long Range de tração integral), mas que oferece a maior autonomia: 600 km (WLTP). A aceleração anunciada dos 0 aos 100 km/h é de 5,9 segundos, o que parece indicar que a motorização não é a mesma da versão base – segundo informações não confirmadas, esta nova versão é semelhante à versão Long Range com tração integral, mas sem o motor frontal.
Em comunicado, a Tesla sublinha a eficiência da nova versão “O seu motor único, combinado com uma bateria com alta densidade de energia, a bomba de calor padrão e os pneus de baixa resistência maximizam a eficiência (14,9 kWh/100 km), estabelecendo uma nova referência de custo por km mercado de SUV elétricos”.
A Tesla confirma que esta nova versão é produzida na Europa, na Gigafactory de Berlin-Brandenburg.