As promessas da Citroën para o ë-C3 são várias e importantes. A marca francesa, parte do grupo Stellantis, anunciou o ë-C3 com uma relação características/preço nunca antes vista na Europa. É que, apesar do preço de venda anunciado, a partir de €23.300, o ë-C3 conta com uma bateria de 44 kWh, capaz de garantir uma autonomia WLTP de 320 km e com suporte para carregamento rápido até 100 kW. A potência é de 83 kW, o equivalente a 113 cavalos. E mesmo na versão de entrada, denominado You, há ‘luxos’ como conectividade à Internet, radar de estacionamento traseiro, travagem automática de emergência e cruise control.
Com inspiração no protótipo Oli, o ë-C3 assume o formato de SUV, medindo 4,01 metros de comprimento por 1,76 metros de largura. Estas dimensões e o design otimizado deverão garantir uma habitabilidade q.b. para que este carro possa ser usado como um familiar compacto.
Veja os detalhes do Citroën o ë-C3 na fotogaleria
Carregamento rápido e semirrápido
Como referido, em carregamento rápido a potência máxima pode chega aos 100 kW, o que permitirá carregar a bateria de 20 a 80% em pouco menos de meia hora. Em carregamento normal, em corrente alternada, a potência máxima standard é de 7 kW (4h10 para carregar a bateria de 20 a 80%), mas pode chegar aos 11 kW (2h50 para carregar de 20 a 80%).
A variante topo de gama, denominada Max, inclui jantes de liga leve de 17 polegadas, pintura bi-tom Citroën, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com capacidade de espelhar p smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.
O novo ë-C3 chegará aos concessionários da marca no segundo trimestre de 2024.
A Citroën prometeu, ainda, uma versão mais acessível do ë-C3 a ser lançada em 2025. Com uma autonomia de 200 km, terá um preço a partir dos €19.990.