A Ionity é uma rede de carregamento criada por vários fabricantes automóveis, que aposta em postos de elevada potência, já preparados para carregar às velocidades que vão ser suportadas pelos carros elétricos do futuro. Atualmente, com uma potência de carregamento até 350 kW, um valor acima do máximo suportado por qualquer carro elétrico atualmente disponível no mercado, os postos da Ionity são os mais poderosos disponíveis em Portugal. Com uma cobertura que já chega a 24 países, esta rede é, muitas vezes, vista como a única verdadeira concorrente da rede de Superchargers da Tesla.
Em Portugal, em consequência da regulamentação nacional, que exige a ligação de postos de acesso público à rede Mobi.E, a Ionity apresenta algumas diferenças em termos de operação. Ainda assim, ao contrário da rede concorrente da Tesla, a Ionity está integrada na rede Mobi.E e aberta a todos os veículos elétricos com porta de carregamento CCS, o standard europeu.
Falámos com Bruno Florêncio, Network & Property Developer da Ionity, que nos explicou os planos para o desenvolvimento da rede no nosso país.
Quais os planos de expansão para Portugal?
Atualmente temos 11 estações ativas e 1 em construção. Estamos neste momento a aguardar processos de licenciamento de mais três estações, sendo que para os próximos anos temos previsto no nosso business plan triplicar a nossa infraestrutura atual em Portugal.
A Ionity tem planos para abrir postos de menor potência ou será sempre uma rede de carregamento ultrarrápido?
Não, as nossas estações são e serão sempre de carregamentos ultra rápidas, tendo todas as estacões equipadas com nossa tecnologia com 350kw disponíveis por posto de carga. No entanto, a rapidez e potência de carga depende de vários fatores externos, como por exemplo, tipo de carro, temperatura e nível de carga da bateria do carro na chegada ao posto. O nosso foco é facilitar viagens de longa distância com um veículo elétrico. Para isso, é necessária garantir uma infraestrutura de carregamento ultrarrápida, para que numa pequena paragem (um café e uma água) o veículo elétrico fique novamente carregado e que possa seguir a sua viagem.
Quais são os planos em termos de evolução da potência/velocidade de carregamento?
Os carregadores que estamos a instalar hoje têm uma potência de até 350 kW. Para os VEs atuais, é mais que suficiente. Existem poucos modelos de carros que carregam mais rápido que 200 kW, mas acreditamos que, com o desenvolvimento da tecnologia de baterias, as capacidades das mesmas terão um aumento e o custo global irá reduzir. Com 350 kW, cada carregador, Ionity está bem preparado para o futuro.
Como funciona a distribuição de potência nos postos Ionity quando vários carros estão a carregar?
Normalmente temos 350kW por carregador, sem partilha de energia. Pontualmente, por razões externas, poderemos ter uma limitação na energia disponível na zona. Mas como conhecemos as estatísticas das sessões dos nossos clientes e os perfis de carregamento dos veículos elétricos, a probabilidade de haver um pico máximo em todos os carregadores de uma estação ao mesmo tempo é mínima, mesmo residual… Principalmente pela variação do tipo de baterias e capacidades de carga dos diferentes veículos. Será muito difícil estarem por exemplo seis carros a carregar a uma velocidade superior a 200 kW. Com a potência contratada em cada estação, temos o suficiente para fornecer o que cada veículo elétrico solicita. Mais, os carregadores possuem um sistema de controlo dinâmico e existem diferentes formas de atribuir energia aos veículos. Em casos específicos, onde a potência da rede não atinge a necessária, utilizamos esta tecnologia.
A Ionity é muitas vezes criticadas pelos elevados preços de carregamento, quando comparada com outros postos ultrarrápidos presentes em Portugal, como os postos de outros operadores da rede Mobi.e e os Superchargers da Tesla. Qual o Vosso comentário a estas críticas?
A Ionity pretende oferecer um serviço de excelência, com tecnologia de ponta, disponibilidade e máxima fiabilidade. Somos um CPO [Charge Point Operator] que investe nas suas instalações, apostando no futuro. Este serviço tem um custo e deve refletir-se no preço para o consumidor. Contudo, em vários países já reduzimos os preços, como recentemente em França, Alemanha e Noruega. Ainda não reduzimos em Portugal, mas esperemos que com o aumento das vendas de veículos elétricos e aumento de utilização, em breve se justifique uma descida de preço
A Ionity é uma joint venture de várias marcas automóveis, mas várias destas marcas não têm ainda em Portugal condições de acesso especiais (descontos) como acontece em outros países? Quais as razões? Há planos para essas marcas passarem a ter condições de acesso especiais?
Conforme comenta, a Ionity é uma joint venture de várias marcas, com diferentes perfis de acionistas. Todos as propostas de desconto são analisadas internamente pelos acionistas, tendo em conta todos os fatores de mercado e variáveis a nível global e nacional. É um trabalho de analise evolutivo com resultados diretos para o consumidor final, estando neste momento a ser novamente analisado mais descontos para outras marcas.
Para quem não tem um carro elétrico de uma das marcas associadas, é possível ter planos especiais?
O utilizador pode pagar dentro da rede Ionity através de um contrato com um fornecedor de Serviços de Mobilidade (MSP). Como cliente destes fornecedores, terá acesso a redes de carregamento de veículos elétricos, incluindo, mas não limitado a, Ionity. Os clientes que compram um veículo das marcas dos nossos acionistas têm acesso a tarifas preferenciais durante os primeiros anos após a compra do veículo, bem como acesso a subscrições interessantes. Além disso, desde junho oferecemos a opção de assinatura do Ionity Passport: uma mensalidade que proporciona desconto na tarifa geral da rede conhecida como Ionity Direct. O Ionity Passaport ainda não está ativo para Portugal, mas estamos a trabalhar para que seja possível.
Há projetos específicos para Portugal, nomeadamente parcerias?
Conforme comentei anteriormente, estamos a estudar a possibilidade do Passaport e da APP também funcionarem em Portugal, pois acreditamos que será um grande passo para a nossa rede de estacões em Portugal . Temos várias parcerias em estudo neste momento, mas não posso avançar com detalhes.
Como a Ionity vê a Mobi.E em Portugal? É uma mais-valia ou acaba por limitar o aparecimento e crescimento de outras redes, como a Ionity?
O conceito da Mobi.E, de que os CPOs podem fornecer uma infraestrutura e de que o cliente pode escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade, é muito bom e está preparado para o futuro. A complicação é que Portugal é o único país da Europa que o faz desta forma e isso torna a interoperabilidade com outros países mais desafiante. A nossa operação em Portugal e Espanha, por exemplo, não é a mesma e isso também afeta a experiência do cliente. Por enquanto a nossa app não está a funcionar em Portugal. Se a Ionity quiser ser CEME [Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica], a Mobi.E obriga-nos a dar acesso à infraestrutura de todos os CPOs em Portugal e isso não está dentro dos nossos objetivos para já.
Por que razão os postos portugueses da Ionity não aparecem na app? Dá a ideia que a parte portuguesa da rede está à parte do resto.
Se quisermos operar a nossa app Portugal, temos de ser CEME e, por agora, a Ionity é apenas CPO. E tal como CEME, a MobiE obriga a IONITY a dar acesso a todos os CPOs em Portugal e isso não faz parte dos nossos objetivos neste momento.