A competitividade esteve, novamente, em alta na quarta prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio (CPNE). Como é evidenciado pelos dois segundos que separaram os três primeiros lugares após as 14 Provas Especiais de Classificação (PEC), e pelas constantes trocas de posição.
Ao final do primeiro dia e oito PECs, a tabela classificativa não surpreendia ninguém, com os atuais campeões nacionais, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, a liderarem, seguidos dos outros dois carros da equipa KIA – ACP Electric – Prio: a dupla espanhola Eneko Conde/Lukas Sergnese e Nuno Serrano e Alexandre Berardo. Eneko Conde/Lukas Sergnese, atuais campeões mundiais da modalidade, marcaram presença o Eco Rally Madeira a convite da organização.
Mas os poucos segundos que separavam os primeiros e a complexidade típica dos traçados na ilha da Madeira indicavam que a ordem na tabela classificativa estava longe de estar fechada. E, de facto, o segundo dia de prova, apesar de ter menos quilómetros para percorrer, trouxe várias mudanças de posição. E foi na penúltima Prova Especial de Classificação que Carlos Silva e Sancho Ramalho, da equipa Prolama Competição, assumiram o topo da tabela classificativa, que mantiveram na 14º PEC.
Esta foi a primeira vitória de Carlos Silva e Sancho Ramalho no Campeonato de Portugal de Novas Energias, quebrando a hegemonia da equipa KIA – ACP Electric – Prio. No final, os atuais campeões nacionais e líderes do CPNE, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, acabaram no terceiro lugar, já que também houve uma outra subida surpreendente na classificação geral: Pedro Morais e Silvia Coutinho, em Volkswagen ID3, alcançaram a segunda posição no pódio após terem terminado o primeiro dia na sétima posição.

Apoiar a transição energética
Em declarações à Exame Informática, Carlos Silva, habituado a participar em provas todo-o-terreno e ralis em carros equipados com motores térmicos, não tem dúvidas a considerar que os carros elétricos “podem ser divertidos de conduzir” e “não são, apenas, os veículos do futuro porque já respondem às necessidades da maioria dos condutores”. Carlos Silva tem participado no CPNE com um Polestar 2 da Prolama de Competição “num projeto que nasceu com o objetivo de compensar a pegada ambiental da equipa”.

Também Eneko Conde e Lukas Sergnese defenderam a mobilidade elétrica, especialmente numa ilha como a Madeira: “As vantagens dos carros elétricos são ainda mais evidentes nesta linda ilha, onde há muitas estradas íngremes. Os carros elétricos têm muito mais disponibilidade de binário, mais força para subir facilmente, e recuperam energia nas subidas, o que também significa menos desgaste dos travões”.
Peugeot e-2008 alcança pódio na Eficiência Energética
A Exame Informática tem participado em todas as provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio. Os nossos objetivos não são desportivos, mas sim acompanhar de perto a evolução dos carros elétricos, nomeadamente aproveitando estas provas para testar, em condições particularmente exigentes, novos modelos.
No Eco Rally Madeira, conduzimos o remodelado Peugeot e-2008, cedido pela Autocrescente, que nos surpreendeu pela evolução de várias características, com destaque para a eficiência. Fica prometida para breve a análise completa deste SUV 100% elétrico, que levou a equipa da Exame Informática ao pódio da Eficiência Energética, um importante troféu integrado no Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio. Conseguimos o terceiro lugar, um resultado que é ainda mais surpreendente porque não recorremos a técnicas de condução particularmente poupadas. Aliás, como o objetivo principal foi testar o novo e-2008, abusámos algumas vezes da aceleração, e, por exemplo, o ar condicionado esteve quase sempre ligado.
Eco Rally Madeira regressa em 2024
Gonçalo Pereira, presidente da comissão organizadora da prova, assegurou à Exame Informática que “a prova é para continuar porque o feedback que estamos a receber das equipas e das entidades que apoiaram a prova é muito positivo”. Mais habituado a carros com motores de combustão, Gonçalo Pereira confessou-se “convencido pelo desempenho dos carros elétricos”, referindo que “não tinha grande experiência com carros elétricos e esta prova também serviu para eu próprio perceber como estes carros têm muitas vantagens, como a aceleração muito forte”.
Em conversa com vários pilotos e navegadores, a Exame Informática pode confirmar que a opinião geral sobre a prova foi muito positiva. Opinião comungada por Angelo Raffaele Pelillo, representante da FIA – Federação Internacional do Automobilismo, que se se declarou “positivamente surpreendido pela qualidade da organização do evento e pela coesão e espírito de entreajuda demostrado, uma vez que sabemos bem o quão difícil é organizar uma prova pela primeira vez”, destacando ainda a qualidade e o número de equipas participantes, cerca de 30, e o facto de ter havido competição renhida e incerteza sobre os vencedores até ao último troço.