As primeiras estações da nova rede de carregamento Mercedes-Benz High-Power Charging Network, criada pela marca alemã em conjunto com a ChargePoint, deverão surgir nos últimos meses deste ano em Atlanta, nos Estados Unidos, Chengdu, China, e Mannheim, Alemanha. Segundo a notícia publicada pelo Engadget, a potência máxima de carregamento nestas estações chegará aos 400 kW, um valor recorde ainda não suportado por qualquer carro elétrico disponível no mercado.
Os planos do fabricante alemão preveem a instalação, até final de 2024, de 400 estações nos Estados Unidos (com um total de 2000 mil carregadores, o que dá uma média de cinco carregadores por estação) e duas mil estações no resto do mundo.
Estas estações vão usar fichas diferentes de acordo com a localização. Nos Estados Unidos, serão usadas as fichas CCS1 e NACS (formato da Tesla), na Europa as fichas serão CCS2 e na China GB/T.
Recorde-se que, há cerca de um mês, a Mercedes anunciou que iria adotar o formato NACS da Tesla para os carros elétricos vendidos nos Estados Unidos. O que também tem acontecido com várias outras marcas de automóveis, o que parece indicar que, nos EUA, a ficha standard será o NACS e não o CCS1.