O próximo modelo 100% elétrico da Polestar, uma marca que nasceu da Volvo, vai começar a ser produzido em novembro deste ano em Hangzhou Bay, China. Segundo a Geely, empresa que detém a marca, a produção será feita numa fábrica em que toda a eletricidade usada vem de fontes renováveis.
O Polestar 4 foi apresentado como um SUV coupé de dimensões generosas (distância entre eixos de 2,99 metros e 4,84 metros de comprimento). O que vai permitir um amplo espaço a bordo – por exemplo, os bancos traseiros são reclináveis. Ainda segundo o comunicado da marca, este será o “Polestar mais rápido produzido até agora”. A aceleração anunciada, dos 0 aos 100 km/h, é, para a versão mais poderosa, de 3,8 segundos graças a uma potência de 400 kW gerada por dois motores. Está, ainda, planeada uma versão de um único motor com tração traseira.
Nas versões Long Range será usada uma bateria de 102 kWh de capacidade, com autonomia prevista de 560 km.
A potência de carregamento será de 200 kW em corrente contínua (DC) e 22 kW em corrente alternada (AC) em todas as versões. E o carro será capaz fornecer energia a dispositivos externos graças ao suporte para vehicle-to-load (V2L).
Sem vidro traseiro
Há muitos carros em que a visibilidade através do vidro traseiro deixa muito a desejar. Talvez por isto, a Polestar decidiu nem ter este vidro no novo modelo. Naturalmente, a falta de vidro traseira será compensada com uma câmara que vai permitir uma visibilidade ampla. Por outro lado, o Polestar 4 tem um vidro em todo o comprimento do teto (standard em todas as versões), disponível com funcionalidade eletrocromática opcional. Isto significa que o utilizador poderá selecionar entre o modo opaco ou transparente,
A marca garante que este carro será produzido usando materiais de baixa pegada ambiental, incluindo produtos reciclados. Para garantir a origem das matérias-primas, bem como toda a cadeia de valor, a marca vai recorrer à tecnologia blockchain.
Como já acontece com o Polestar 3, o infoentretenimento é baseado no sistema operativo Google, o que significa que tem acesso a muitas apps e ao conhecido assistente digital.
A Polestar prevê que o novo modelo vai começar a ser comercializado na China no final deste ano e chegar à Europa no início do próximo ano. Foi indicado um preço de referência para o lançamento a partir de 60 mil euros.