O concept Pu-Ra HPE não deverá ser transformado num carro comercial, mas representa como será a Lancia na próxima década. Isto apesar de ser evidente, quando olhamos para as fotos, que este protótipo foi inspirado num ícone do passado, o Stratos.
Pu+Ra” refere-se à nova linguagem de design da Marca, pura e radical, enquanto “HPE” se traduz em “High Performance Electric“
Respeitando a visão da Lancia para o futuro próximo, o Pu-Ra HPE é um 100% elétrico de grande autonomia (superior a 700 km) graças a um consumo energético inferior a 10 kWh/100 km. E bastarão 10 minutos para carregar a bateria. A Lancia não explica como chegou aos valores indicados, mas a eficiência terá estado no topo das prioridades dos engenheiros. Um dos ‘segredos’ será o baixo peso da carroçaria aerodinâmica apurada.
A Lancia promete que vai “oferecer o melhor” nos segmentos utilitários, topos de gama e berlinas compactas.
O primeiro modelo a chegar ao mercado será o novo Ypsilon, em 2024, em versões híbridas e elétricas. Um carro que vai incluir um dos conceitos apresentados no Pu-Ra HPE: a interface virtual S.A.L.A, com tecnologias Chameleon e Tailored Predictive Experience (TAPE). Estes sistemas são capazes de centralizar as “funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal”.
A chegada da Lancia aos diferentes mercados será feita gradualmente, mas já se sabe que Portugal é um dos países escolhidos para a estreia.
A partir de 2026, todos os novos Lancia serão 100% elétricos. Mas, certamente, o grande lançamento acontecerá em 2028, com a chegada do novo Delta, que também marcará o fim da comercialização de modelos da Lancia com motores a combustão.