A Toyota anunciou o investimento de 17,6 mil milhões de dólares (aumento face aos 13,6 mil milhões inicialmente previstos) para o desenvolvimento de tecnologia de baterias para veículos elétricos. Em vez dos 15 modelos propostos até 2025, a fabricante japonesa anuncia agora a intenção de lançar 30 novos modelos até 2030 e o objetivo de vender 3,5 milhões de elétricos até 2030. Além destes compromissos, a empresa pretende transformar a Lexus numa marca de apenas VE até 2035.
Apesar de a Toyota ter sido um dos pioneiros na eletrificação, foi ultrapassada nos últimos anos por outras marcas, que também já anunciaram os planos para terminar a venda de veículos a combustão.
O CEO da fabricante nipónica foi apanhado em gravações áudio a afirmar que os VE estão sobrevalorizados, especialmente devido às emissões poluentes criadas pelas fábricas para os produzir. Agora, Akio Toyoda mudou o tom e acredita que “alcançar a neutralidade carbónica significa criar um mundo onde todas as pessoas podem continuar a viver felizes no planeta. Queremos ajudar a alcançar esse mundo. Este sempre foi e vai continuar a ser o desejo da Toyota e a nossa missão enquanto empresa global. Precisamos de reduzir as emissões de CO2 o máximo possível e o mais rápido possível”, cita o The Verge.
Os planos da Toyota incluem vários novos modelos de veículos de diferentes gamas, embora a empresa não tenha ainda revelado detalhes para cada um destes. O primeiro SUV elétrico de longo alcance deve ser o BZ4X, a chegar ao mercado em meados de 2022.
Além do investimento em desenvolvimento e em fábricas, a Toyota deve ainda reservar uma fatia do orçamento para fazer campanhas de lóbi em favor dos veículos elétricos.