O EV6, o novo 100% elétrico da Kia, já chegou a Portugal. Pelo menos algumas unidades, incluindo aquela que estamos a testar. A data de lançamento oficial é a 30 de outubro e vai ser possível escolher entre duas versões: o Air, com bateria de 58 kWh ;e o GT-Line, com bateria de 77,4 kWh (capacidades úteis). As autonomias anunciadas (WLTP) são, respetivamente, de 398 e 528 km Os preços de lançamento destas versões são €43.950 e €49.950. Para as empresas, o Air estará disponível por €35,950+IVA ou através de uma campanha de renting promocional, com tudo incluído, por €499+IVA (60 meses, 50.000 km). No início de 2023 deverá chegar a versão e-GT, com a mesma bateria do GT-Line, mas com dois motores e, consequentemente, tração integral e mais potência.
Despachados os preços, voltemos ao carro. E podemos começar por dizer que não é parecido com nada que a Kia tenha lançado anteriormente. Como muitos saberão, o EV6 usa a mesma plataforma e o mesmo sistema elétrico do Hyundai Ioniq 5, que já ensaiámos. O que significa que estamos perante um carro grande. Um verdadeiro familiar. O design até pode enganar, mas basta estacionar o EV6 ao lado de outros carros de dimensões generosas para percebermos a verdadeira dimensão do Kia. Em todas as dimensões: comprimento, largura e altura.
Na tecnologia, destaque para a capacidade de estacionamento autónomo, com o condutor fora do veículo, o que pode ver no vídeo abaixo.