É um crossover de alto desempenho e é 100% elétrico. Uma fórmula que terá, segundo a Nissan, já levado 2500 portugueses a terem demonstrado interesse no Ariya, o quarto melhor resultado, em valor absoluto na Europa. Mas os portugueses ainda vão ter de esperar uns meses até poderem concretizar o interesse porque as reservas só vão começar em janeiro do próximo ano e as entregas só estão previstas para o verão. E ainda não dá para fazer contas à vida, já que, na apresentação à imprensa, a Nissan ainda não quis falar de preços. Mas lá foi dizendo que os concorrentes diretos são o Ioniq 5 da Hyundai o Kia EV6 e que o preço será claramente inferior ao do Model Y. Ora, estas comparações parecem apontar um preço base acima dos 40 mil euros.
Relativamente ao carro, as características já tinham sido anunciadas, mas tivemos a oportunidade de, pela primeira vez, ver o Ariya ao vivo. Por apenas alguns minutos, mas o suficiente para percebermos, por exemplo, que tem significativamente mais espaço que um Qashqai. As vantagens da utilização de uma plataforma 100% elétrica são visíveis, por exemplo, no capô curto – mas não há frunk – e no chão plano, sem túnel de transmissão. De outro modo, parece haver uma boa relação entre espaço exterior e espaço interior.
Fomos avisados que não se podia tirar grandes conclusões já que a viatura exposta ainda é de pré-produção e deverá ser submetida a algumas alterações. Mas os dois ecrãs lado-a-lado não devem mudar, nem o painel que esconde botões táteis (não físicos), com feedback háptico. Há, ainda, um generoso Head-Up Display para tansmtir inforção gráfica ao condutor. Tudo com um ar muito moderno, com alguns apontamentos luminosos apelativos – sobre isto, ficou a dúvida se o logótipo luminoso à frente vai passar no crivo das autoridades. A mala é generosa, mas menos fundo do que esperávamos, talvez devido ao espaço para o motor traseiro presente nas versões mais poderosas com tração integral.
Chave com perfis do condutor
Naturalmente, a tecnologia ‘entra pelos olhos adentro’. Há suporte para Apple CarPlay e Android Auto, conectividade 4G à Internet e atualizações remotas (incluído do firmware). Uma das novidades é a chave que, além de permitir trancar e destrancar o carro automaticamente em função da distância, armazena o perfil do condutor. Isto significa que basta aproximarmo-nos do carro para, por exemplo, a posição do banco e a playlist do Spotify se adaptarem às nossas preferências. Agora só é necessário garantir que não há troca de chaves lá em casa.
Como tinha sido anunciado, o Ariya inclui um assistente digital, mas também será capaz de interagir com os assistentes digitais Google e Alexa. A mais recente versão do ProPilot vai oferecer assistência à condução avançada, que deverá permitir condução quase autónoma em algumas situações.
Muitas opções
O Ariya vai estar disponível com tração frontal ou tração integral (dois motores, um para cada eixo), com potências que variam dos 160 aos 290 kW e bateria de 63 ou 87 kWh de capacidade útil. A autonomia máxima deverá variar dos 360 aos 500 km segundo as medições WLTP.
Especificações para o mercado europeu | ARIYA (2WD) | ARIYA (AWD – e-4ORCE) | |||
63 kWh | 87 kWh | 63 kWh | 87 kWh | 87 kWh Performance | |
Capacidade da bateria (estimada, sujeita a homologação) | 65 kWh (nominal) 63 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) | 65 kWh (nominal) 63 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) |
Potência | 160 kW | 178 kW | 205 kW | 225 kW | 290 kW |
Binário | 300 Nm | 300 Nm | 560 Nm | 600 Nm | 600 Nm |
Aceleração (0-100 km) | 7,5 s | 7,6 s | 5,9 s | 5,7 s | 5,1 s |
Velocidade máxima | 160 km/h | 160 km/h | 200 km/h | 200 km/h | 200 km/h |
Autonomia estimada *Estimativa com base no WLTP | Até 360 km | Até 500 km | Até 340 km | Até 460 km | Até 400 km |
Comprimento | 4.595 mm | ||||
Largura | 1.850 mm | ||||
Altura | 1.660 mm | ||||
Peso (dependendo da versão e do equipamento) | 1,8 t – 2,3 t | ||||
Distância entre eixos | 2.775 mm | ||||
Capacidade da bagageira | 2WD: LHD 468 l, RHD 466 l 4WD: LHD 415 l, RHD 408 l | ||||
Tipo de carregamento | CCS (para a Europa) | ||||
Tamanho dos pneus (dianteiros e traseiros) | 235/55R19 255/45R20 (disponíveis como opção) |