“Greenovation” é a base da nova filosofia da Opel e representa, segundo a marca alemã, o “prazer de condução ambientalmente consciente”. O que se traduz no objetivo de o fabricante atingir a neutralidade carbónica em 2028. O novo Astra será importante no caminho para este objetivo, com uma forte aposta na eletrificação. Primeiro com as versões híbridas plug-in, que chegam ao mercado ao mesmo tempo que as versões com motorizações tradicionais (gasolina 1.2 Turbo e gasóleo 1.5 Turbo). Será necessário esperar pelo próximo ano para vermos o novo Astra nas ruas portuguesas, mas as reservas vãos ser iniciadas brevemente.
Duas potências
O Astra híbrido plug-in vai estar disponível com dois níveis de potência máxima (132 kW / 180 cv e 165 kW / 225 cv) com base na mesma arquitetura de motores: a gasolina 1.6 (com 150 ou 180 cavalos) e motor elétrico de 100 cavalos. Como é habitual, a potência máxima não resulta da conjugação das potências máximas dos dois motores. As acelerações dos 0 aos 100 km são de 7,7 e 7,9 segundos, uma diferença reduzida entre as duas versões, até porque o binário máximo (360 Nm) é o mesmo. Os consumos de gasolina anunciados, segundo o WLTP, variam de 1,1 a 1,4 litros aos 100 km. Isto porque a bateria de 12,4 kWh de capacidade deverá permitir uma autonomia em modo livre de emissões (puramente elétrico) de 60 km.
Segundo a Exame Informática apurou, o Astra híbrido plug-in suportará, de série, carregamento a uma potência máxima de 7,4 kW, mas será possível equipar o carro com o carregador interno opcional de 11 kW.
Tecnologia
Como seria de esperar, o futuro Astra inclui o novo design da Opel, estreado no Mokka, que inclui um interior onde a tecnologia ganha destaque: painel digital Pure Panel, com ecrã central virado para o condutor. Ecrã onde vai ser possível apresentar as apps do Android Auto e do Apple CarPlay sem recorrer a qualquer cabo.
Na área da segurança, “as câmaras e os sensores estão integrados com a conectividade ‘e-horizon’ do sistema Intelli-Drive 2.0, que aumenta o alcance das câmaras e do radar. Tal permite ao sistema adaptar a velocidade em curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa de rodagem. O sistema possui ainda deteção do contacto do condutor com o volante”.
Em 2023 chega a versão 100% elétrica, mas a Opel ainda não revelou os detalhes técnicos do eAstra