A CUPRA anunciou, esta terça-feira, 28 de setembro, a produção em série do primeiro modelo completamente elétrico da marca, o CUPRA Born. Este é o primeiro passo da marca que ambiciona, até 2030, tornar-se numa marca completamente elétrica.
O mais recente modelo da marca inicia a produção em massa nas instalações da empresa em Zwickau, na Alemanha. Para comemorar o início da produção deste novo veículo, o CEO da marca, Wayne Griffiths, e membros do Conselho de Administração, visitaram a maior fábrica de veículos elétricos da Europa. Aqui foram recebidos por Stefan Loth, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Saxony e ex-diretor da fábrica de Martorell.
“Com o seu design emocional e desportividade elétrica, o CUPRA Born é o ponto de partida da transformação da empresa e o início da ofensiva elétrica da CUPRA. Produzir o nosso primeiro modelo 100% elétrico na maior fábrica de veículos elétricos da Europa irá fornecer aprendizagens valiosas à medida que procuramos construir veículos elétricos em Martorell a partir de 2025. A nossa ambição é produzir mais de 500.000 veículos elétricos por ano em Espanha para diferentes marcas do Grupo”, afirmou Griffiths.
Este carro destaca-se pelo caráter desportivo, com um foco no desempenho e na dinâmica, conseguindo chegar dos 0 aos 50 km/h em 2,9 segundos e a bateria de 77 kWh de alta eficiência garante até 500 quilómetros com uma carga. O carregamento rápido permite restabelecer a energia necessária para até 260 quilómetros em apenas 30 minutos, noticiou a Exame Informática.
Produktion des Elektroauto Seat Cupra Born im September 2021 in Mosel / Zwickau bei Volkswagen Sachsen . Foto: Oliver Killig
“É uma honra produzir um automóvel tão especial como o CUPRA Born em Zwickau. Temos uma equipa experiente na produção de veículos elétricos, e o Born torna-se o quinto modelo baseado na plataforma MEB a ser produzido nesta fábrica. Além disso, este veículo será produzido utilizando energias renováveis sob o conceito neutro de CO² líquido”, explicou Stefan Loth.
“O CUPRA Born é o primeiro modelo da marca a responder a um conceito neutro de CO² líquido, enquanto a energia proveniente de fontes renováveis é utilizada na cadeia de abastecimento. Além disso, este modelo inclui bancos Bucket feitos com materiais sustentáveis do Mar Mediterrâneo”, refere a marca em comunicado. Assim, para além de contribuir para a redução das emissões de CO², graças à colaboração com a SEAQUAL INITIATIVE, este veículo irá também contribuir para uma economia circular e para o cuidado do Mediterrâneo.
A empresa pretende, com este novo veículo, alcançar novos mercados internacionais, especialmente países mais eletrificados. O veículo estará presente no Automobile Barcelona 2021, que tem data de início marcada para esta quinta-feira, dia 30 de setembro, o que representa o início do plano de lançamento internacional do modelo. Segundo a marca, o modelo estará no mercado a partir de novembro.