A Bosch antecipa terminar o ano com receitas de mil milhões de euros apenas no negócio da mobilidade elétrica, um marca que a empresa assinalou nesta segunda-feira na feira automóvel de Munique (IAA Mobility, Alemanha). E este é um negócio com uma forte tendência de crescimento: até 2025, o objetivo é que a faturação anual atinja os cinco mil milhões de euros.
“A mobilidade elétrica vai ser uma parte fundamental do negócio da Bosch. (…) No futuro, não vai haver um único carro sem que tenha um pouco de Bosch nele”, sublinhou Volkmar Denner, diretor executivo (CEO) da tecnológica alemã, durante a apresentação.
Juntamente com Stefan Hartung, líder da área de mobilidade, Denner lembrou que a Bosch marca presença em diferentes categorias de veículos – bicicletas, automóveis, carrinhas de transporte pesado e até comboios – e com diferentes tipologias de componentes – chips, sensores, baterias, sistemas de assistência à condução, entre outros. E as metas ambientais que é preciso alcançar, fruto dos vários acordos internacionais assumidos pelos países, só vão trazer maior relevância a este sector.
Nos últimos anos, a Bosch diz ter investido cinco mil milhões de euros no desenvolvimento de novas tecnologias para veículos ‘verdes’ e só em 2021 vai investir um total de 700 milhões de euros nesta área. Isto porque ainda há muitos desafios por resolver, como explicou o CEO, casos da expansão das infraestruturas de carregamento e criação de mais energia livre de emissões poluentes. “A indústria automóvel precisa de ser bem sucedida na sua própria transformação”, salientou o executivo alemão.
A tecnológica destacou também durante a apresentação a tecnologia para parques de estacionamento autónomos, apresentada em 2019, e atualmente a ser usada em duas localizações, na Alemanha e nos EUA. O objetivo da Bosch é que nos próximos quatro anos cresça para mais de mil o número de parques que permitem a veículos compatíveis efetuarem o estacionamento e início de marcha de forma totalmente autónoma.