A startup escocesa Trojan Energy propôs o piloto e Londres aceitou instalar 15 carregadores com um desenho insólito no bairro de Brent. A proposta da empresa é que os carregadores sejam empurrados para o solo quando não são precisos e puxados para cima, como se fosse uma boca de incêndio, quando necessários. O sistema tira partido da eletricidade da UK Power Networks, que o ligou à sua infraestrutura.
O utilizador deve colocar um identificador pessoal para puxar o carregador para cima e ligá-lo ao carro. Depois, o identificador pode ser arrumado dentro do próprio veículo. O objetivo é testar para já com 15 posições e alargar para os 150 postos em Brent e Camden até final do ano, noticia a publicação Electrek.
Além de constituir uma solução esteticamente mais elegante, uma vez que não se vê o posto de carregamento quando este não está em uso, o sistema foi desenhado em parceria com associações de pessoas com deficiências, no sentido de assegurar que estes carregadores também podem ser utilizadores por estes utilizadores.
A ministra dos transportes britânica Rachel Maclean afirmou que “este projeto é um bom exemplo de como a tecnologia está a ser usada para resolver problemas da vida real e assegurar que a nossa infraestrutura de veículos elétricos se integra sem fricção nas vilas e cidades”.