A chegada do Model Y ao mercado europeu antes do final de agosto apanhou muita gente de surpresa. Muitos dos interessados no novo SUV da marca de Elon Musk estavam à espera que o carro só chegasse no final deste ano ou até só em 2022, após o início de produção na fábrica europeia que está a ser construída nos arredores de Berlim, Alemanha.
No entanto, a constante subida de capacidade de produção da fábrica da Tesla na China, que já estará a produzir mais de mil unidades por dia, permitiu a exportação do Model Y para a Europa. Por enquanto, a única versão disponível é o Model Y Long Range (autonomia WLTP anunciada de cerca de 500 km), que usa baterias da LG, em vez das baterias Tesla/Panasonic dos Tesla produzidos nos Estados Unidos. O preço base desta versão é de cerca de 65 mil euros, cerca de 7 mil euros mais do que o Model 3 LR, com o qual partilha a plataforma.
Fique com um vídeo em direto com as primeiras impressões, depois de algumas horas ao volante de um dos primeiros Model Y a chegar a Portugal