A Xiaomi pode estar prestes a anunciar a intenção de entrar no segmento dos carros elétricos. Fontes próximas confirmam à Reuters que a fabricante quer produzir um carro integrado com outros produtos seus a partir das instalações da Great Wall, na China. O primeiro modelo deve chegar já em 2023 e a confirmação oficial pode acontecer já esta semana.
O passo estratégico da Xiaomi parece destinar-se a diversificar a sua presença e reduzir a dependência do segmento dos smartphones, principal fonte de receita, com margens bastante diminutas e que está sujeito a volatilidades como a que atualmente se verifica com a escassez dos chips. A aposta nos carros elétricos pode representar uma fonte de receita maior e mais estável.
Recorde-se que a Xiaomi não está sozinha. Além dos fabricantes automóveis ‘habituais’, há também indicações de que Apple, Huawei e Baidu possam estar a apostar neste segmento. Assim, é expectável que, dentro de alguns anos, seja frequente vermos marcas tecnológicas a surgirem ao lado de fabricantes tradicionais de automóveis a popular o segmento de veículos elétricos.
A vantagem da Xiaomi é a sua oferta em diferentes produtos, desde televisões inteligentes a panelas de arroz, o que permite posicionar-se de uma forma diferente junto dos consumidores.