Logo após a apresentação do Tesla Semi Truck por Elon Musk, muitas foram as vozes críticas. Há quem não acredite que o camião 100% elétrico da Tesla, que anuncia prestações nunca antes vistas e uma autonomia mínima de 800 km, vá ser operacional. Muitos têm dúvidas sobre a capacidades das baterias, posição de condução (central) e, claro, sobre a sempre discutida capacidade de produção da marca norte-americana. Mas há também quem acredite que a Tesla não só vai produzir e vender o camião como tem alguns trunfos tecnológicos ainda não divulgados para conseguir atingir os objetivos anunciados.
As críticas não têm impedido que várias empresas demonstrem interesse no Semi Truck. Algumas já concretizaram o interesse com encomendas concretas. Foi o caso da Walmart, uma importante cadeia de supermercados norte-americana, e da DHL, uma das maiores empresas de transporte do mundo. Mas o recorde de encomendas foi agora registado pela Pepsi, que, de acordo com a Reuters, anunciou a reserva de 100 Semi Truck. Como cada reserva tem um custo de 20 mil dólares, a Tesla deve ter recebido dois milhões de dólares da Pepsi. A concretizar-se a compra dos camiões, o investimento da Pepsi deverá totalizar 15 milhões de dólares já que se espera que cada Semi Truck tenha um preço final em redor dos 150 mil dólares.
Apesar de o negócio parecer grande para os padrões da maioria das empresas, a PepsiCo tem uma frota de 10 mil camiões de grande dimensão. Ainda assim, segundo representantes da empresa, os 100 camiões serão uma parte importante do plano da PepsiCo em diminuir 20% das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa até 2030.