Calcula-se que já existam algumas centenas de Tesla a circular em Portugal, mas a marca californiana liderada por Elon Musk ainda não estava oficialmente no nosso país. O que significava que os carros, que foram importados de outras regiões, não tinham acesso à garantia integral da marca. Em caso de problemas, os utilizadores de Tesla tinham de assumir os custos de transporte. A aquisição “fora de portas” também significava alguns custos extras relacionados com transporte e legalização.
A partir de agora, a Tesla assume todas as condições de garantia e assistência para os clientes portugueses.
Segundo o comunicado da marca, o próximo passo será a abertura de uma loja e de um centro de serviços em Lisboa no segundo semestre de 2017. Em seguida chegam os Superchargers – o carregadores ultrarrápidos da marca – que a Tesla garante que serão instalados até ao final do ano. De acordo com a informação disponível no site da Tesla, os três Superchargers planeados para Portugal vão ser instalados no norte, centro e sul do país.
Em https://www.tesla.com/pt_PT/ já é possível fazer encomendas e marcar test drives. Os preços começam pouco acima dos 76 mil euros para a versão base do Model S com bateria de 60 kWh (autonomia máxima de 400 km), valor que sobe para os €88.299 se o cliente optar por incluir a tecnologia que, segundo a marca, vai permitir a condução totalmente autónoma.
O SUV Model X está disponível a partir de 107 mil euros, mas pode chegar aos cerca de 200 mil euros na versão com bateria de maior capacidade e com todos os extras.
Curiosamente, os preços na loja online portuguesa da Tesla estão abaixo dos praticados em Espanha, mas acima dos praticados em França.
Ainda não há preço para o Model 3, que já originou mais de 400 mil encomendas.
Com a chegada oficial a Portugal, os Tesla passam a ser os carros elétricos com maior autonomia e desempenho do mercado nacional.