O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

Suspende-se ligeiramente a respiração ao entrar em Siza: a grande escala dos desenhos – tantos, tantos –, a abundância das fotografias, a poderosa respiração das madeiras da sala nobre da Fundação Gulbenkian a ecoar nas peças de mobiliário criadas pelo arquiteto português, as subtis relações estabelecidas entre o longo percurso expositivo e os jardins emoldurados por janelas gigantescas, as surpresas e as soluções curatoriais, as obras convidadas e os convidados de honra, a mundividência expectável mas também a intimidade a merecer palco ao lado, o humor a aparecer aqui e ali ou os cadernos pessoais de Siza Vieira (pretos, alguns poucos vermelhos) desengavetados por milagre fac-símile…

Tudo isto estarrece, maravilha, inspira orgulho. É que a lógica tradicionalista de resumir uma carreira de arquiteto a maquetes exatas, a documentação técnica e a linguagem algo estéril e codificada não traduz a construção desta exposição.

Afetos e paixões

Siza tem argamassa de afetos, obsessões, admiração, retribuição – um “atlas”, segundo o vocabulário escolhido pelo curador Carlos Quintáns Eiras, que espelha um criador reconhecido “à escala planetária”, merecedor de uma “dimensão que por vezes Portugal esquece e ignora” e que “inspirou muitos arquitetos a que pensassem em respeitar a cidade”.

E, dirá mais tarde o crítico galego, um arquiteto sempre crente no credo de “transformar o País, de imaginar um futuro melhor”. Até mesmo quando os seus projetos não são realizados – e é possível encontrá-los aqui, também.

Isto e muito mais são materiais e memórias descritivas que fazem parte de um complexo e vasto corpo de trabalho que Quintáns Eiras, em colaboração com a arquiteta Zaida García-Requejo, minerou em cerca de 250 mil documentos de um universo de mais de meio milhão (resultantes do cruzamento dos materiais de arquivo existentes na Fundação de Serralves e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, no Canadian Centre for Architecture de Montreal, Canadá, no centro Drawing Matters na Grã-Bretanha, ou no próprio atelier do arquiteto). Só falta, aqui, dirá a dada altura o curador, “o cheiro de Siza”, o tabaco, o café, mais madeiras táteis.

Esta exposição, a primeira realizada em Lisboa, em três décadas, dedicada a Álvaro Siza Vieira, nascido há 90 anos em Matosinhos, filho de engenheiro e pai de arquiteto, defensor da arquitetura modernista de Portugal, primeiro prémio Pritzker português (em 1992), é de outra ordem. Exige tempo, mas recompensa amplamente o visitante.

É uma imersão na obra, é certo, mas é igualmente uma radiografia de um criador que revela uma compulsão para o desenho, um sentido de humor “fino” como o dos britânicos, uma paixão sem desculpas pela dança, pela música, pela viagem, pela teia de afetos – por exemplo, em Siza, é possível contemplar toda uma parede com retratos de amigos e familiares, feitos com sinuosas linhas e olho treinado para a observação, ou revisitar algumas obras singulares da mulher, a artista Maria Antónia Siza (1940-1973).

A organização de Siza segue esse pressuposto: caminha-se do profissional para o pessoal, da grande para a pequena escala, do público para o privado, do profissional para a produção plástica, tudo bem seguro por uma rede de conceitos.

A primeira parte, denominada “Arquitetura”, espelha o abrangente “atlas de Siza” através de 30 verbos, como “afastar”, “olhar”, “orar”, “traçar” ou “voar” – cada um exemplificado com três obras arquitetónicas patentes num U gigante que perfaz 90 (ecoando os 90 anos de Siza).

Antes disso, duas fileiras de cadernos permitem um voyeurismo consentido: a letra miúda de Siza Vieira, cheia de sublinhados, desenhos espontâneos, pontos de interrogação, fachadas ensaiadas. Siza, o arquiteto, é também Siza, o desenhador constante. Diz Carlos Quintáns Eiras que, “através destes cadernos, ele mostra uma forma de pensar”. “O desenho, para Siza, é conquistar, de alguma forma, o futuro”, acrescenta. E Siza desenha tudo – mesas ou candeeiros, paisagens de viagens imaginadas ou reais, em papéis e folhetos de companhias aéreas, ou retratos de músicos em maços de tabaco Camel. Aqui, também, encontramos um Siza cheio de humor: aquele que nos cadernos inscreve a palavra “disciplina” – acrescentando-lhe “nenhuma”, “pouca” ou mesmo “sem”.

Descendo as escadas, entra-se na secção “Arquiteto”, a metade da exposição dedicada às bússolas e referências de Siza. As suas primeiras aguarelas estão lá, em cores terrosas, assim como um autorretrato de diminutas dimensões. E a surpresa de obras de Picasso, Matisse e Amadeo. “Para Siza, Picasso é muito importante. Podemos ter um Siza relacionado com o impressionismo ou imensas outras coisas, mas a sua relação fundamental é com o cubismo”, defende o curador. Outras paixões estão aqui evocadas: escultura (objetos africanos), música, sobretudo o jazz, ballet… Numa vitrina, 39 maços de tabaco revelam desenhos de músicos, toda uma orquestra que serve de banda sonora muda para a instalação dos desenhos dedicados ao ballet, suspensos em plintos metálicos. Na parede, desenhos ampliados de Siza marcam o ritmo imparável da sua mão. Até onde nos conduzirá mais?

Siza > Fundação Calouste Gulbenkian > Av. de Berna, 45A, Lisboa > T. 21 782 3000 > até 26 ago, seg, qua-sex e dom 10h-18h, sáb 10h-21h > €6

Mais na Visão

Mais Notícias

TAP: CEO da Lufthansa reuniu com Governo. Executivo quer acelerar venda

TAP: CEO da Lufthansa reuniu com Governo. Executivo quer acelerar venda

O que se sabe sobre a fuga dos

O que se sabe sobre a fuga dos "extremamente perigosos" reclusos que se evadiram da prisão de Vale de Judeus

Mais de 80% dos portugueses preocupados com custos da habitação

Mais de 80% dos portugueses preocupados com custos da habitação

Georgina Rodríguez estreia novo visual no festival de Veneza

Georgina Rodríguez estreia novo visual no festival de Veneza

Rodrigo Areias revisita Raul Brandão

Rodrigo Areias revisita Raul Brandão

Sente-se sempre cansado? O que nos rouba energia e o papel crucial das mitocôndrias

Sente-se sempre cansado? O que nos rouba energia e o papel crucial das mitocôndrias

Estúdio: máxima funcionalidade, grande conforto

Estúdio: máxima funcionalidade, grande conforto

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

12 séries  para ver neste outono

12 séries para ver neste outono

VISÃO Júnior de julho de 2024

VISÃO Júnior de julho de 2024

Tesla pode estrear condução 100% autónoma na Europa e China já em 2025

Tesla pode estrear condução 100% autónoma na Europa e China já em 2025

Há zonas do País em que já não há professores de Português e Matemática

Há zonas do País em que já não há professores de Português e Matemática

Cor de vinho para levar ao ombro: 15 carteiras para usar a cor da estação

Cor de vinho para levar ao ombro: 15 carteiras para usar a cor da estação

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Estes são os óculos de sol que lhe vão ficar bem

Estes são os óculos de sol que lhe vão ficar bem

Uma máquina de lavar loiça transportável? Conheça a Bob

Uma máquina de lavar loiça transportável? Conheça a Bob

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Máxima recupera impactante vestido de renda

Máxima recupera impactante vestido de renda

Verão de 2024 fica para a História como o mais quente alguma vez medido na Terra

Verão de 2024 fica para a História como o mais quente alguma vez medido na Terra

Beyoncé celebra 43.º aniversário numas férias com Jay-Z

Beyoncé celebra 43.º aniversário numas férias com Jay-Z

DJI lança novo drone que cabe na palma da mão

DJI lança novo drone que cabe na palma da mão

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Transição Energética: evitar tropeços na rede elétrica

Transição Energética: evitar tropeços na rede elétrica

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Paris Design Week: portuguesa MOR Design apresenta-se em dose dupla

Paris Design Week: portuguesa MOR Design apresenta-se em dose dupla

Restaurante: Barouk, o novo libanês de Lisboa

Restaurante: Barouk, o novo libanês de Lisboa

A casa de cultura e diálogo da Companhia de Jesus

A casa de cultura e diálogo da Companhia de Jesus

Hospes Infante Sagres: A grande epopeia do Porto

Hospes Infante Sagres: A grande epopeia do Porto

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Porque a utilização do fio dental não é um pormenor na saúde oral

Porque a utilização do fio dental não é um pormenor na saúde oral

Ambiente: Como o clima nos põe doentes

Ambiente: Como o clima nos põe doentes

O álbum de fotografias do casamento de Verónica e Miguel em “A Promessa”

O álbum de fotografias do casamento de Verónica e Miguel em “A Promessa”

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

Exame Informática TV nº 880: software no carro, portátil Legion 5i e uma máquina fotográfica divertida

Exame Informática TV nº 880: software no carro, portátil Legion 5i e uma máquina fotográfica divertida

O que escondem as ruas de Lisboa?

O que escondem as ruas de Lisboa?

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

O truque de Mary para um

O truque de Mary para um "look" confortável no 2.º dia do cruzeiro de verão dos reis da Dinamarca

"A Promessa" - Veja todas as fotos dos bastidores do casamento de Verónica e Miguel

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

Maria Cerqueira Gomes de férias com Cayetano Rivera em Málaga

Maria Cerqueira Gomes de férias com Cayetano Rivera em Málaga

Em “A Promessa”: Miguel faz ultimato a Tomás para vingar-se de Helena

Em “A Promessa”: Miguel faz ultimato a Tomás para vingar-se de Helena

VISÃO Júnior: Explorar a natureza com Dinis, o 'minibiólogo'

VISÃO Júnior: Explorar a natureza com Dinis, o 'minibiólogo'

Gaia Eco Rally acelera a competição sustentável

Gaia Eco Rally acelera a competição sustentável

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites