É já a 21ª edição da Festa do Jazz, organizada pela Associação Sons da Lusofonia. Como sempre, a ambição é que estes dias sejam mais do que um clássico festival com uma sucessão de concertos.
Há um encontro de escolas de jazz, masterclasses, a entrega dos prémios RTP/Festa do Jazz e o objetivo de reunir, em encontros e conversas, toda a comunidade ligada ao jazz.
Quanto a espetáculos, tudo começa nesta sexta, 1, com o trompetista suíço Eric Trufazz, no Grande Auditório do CCB. Nos dias 2 e 3, destaque para, entre outros, os concertos do João Paulo Esteves da Silva Trio, a celebração dos 25 anos dos Lokomotiv (de Carlos Barretto, José Salgueiro, Mário Delgado e, agora, Ricardo Toscano) e a Orquestra de Jazz de Matosinhos com Bernardo Tinoco.
No Antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches, regressa aos palcos (nos dias 2 e 3) a peça de teatro Quem Roubou… o Jazz!, uma ideia que juntou a Sons da Lusofonia e as Produções Fictícias. Na nova Casa do Comum, na Rua da Rosa, Bairro Alto, há jam sessions com entrada livre, neste sábado e domingo, 2 e 3, a partir das 22h30. Tudo em nome da liberdade do jazz.
Veja aqui a programação completa.
Festa do Jazz > CCB, Antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches e Casa do Comum, Lisboa > 1-3 dez, sex-dom > grátis a €20