Enquanto a Midas se prepara para estrear, de um só fôlego, duas longas de Hong Sang-soo, já o realizador sul-coreano, de 62 anos, terminou outro par de filmes. O seu ritmo é frenético e surpreendente no panorama contemporâneo. Esta extraordinária produtividade faz-se acompanhar de prémios e de participações nos mais importantes festivais de cinema: A Romancista e O Seu Filme ganhou um Urso de Prata, em Berlim, e Lá em Cima foi selecionado para o Cannes.
Hong Sang-soo é um realizador que descobriu a própria linguagem e nem por nada sai dela. Essa linguagem passa por uma utilização consciente e lúdica da repetição. Os filmes são feitos de repetições de cenas, com alterações de circunstâncias ou de comportamentos, construindo e expondo alternativas para o mesmo enredo. A esse nível, A Romancista e O Seu Filme é um pouco diferente, substituindo a repetição por um círculo mal fechado. Uma personagem comenta que lhe dizem que faz sempre o mesmo filme, mas, embora ninguém perceba isso, ela acha o novo filme diferente de todos os outros…
Ao mesmo tempo, há em Hong Sang-soo uma ideia de cinema de baixo orçamento. É a personagem-realizador do segundo filme que diz que o cinema é uma arte cara, mas que não tem de o ser. Essa austeridade é uma imagem de marca política em Sang-soo. Há um despojamento de décors, a utilização sistemática de espaços fechados, onde as janelas de vidro fosco não permitem sequer observar o que se passa lá fora – apenas o imaginamos, pelo que as personagens nos dizem.
Estes dois filmes têm como ingrediente suplementar elementos de autorreflexão sobre o trabalho artístico. No primeiro, há uma escritora em crise criativa, que resolve fazer um filme. O conceito despojado de uma ficção naturalista aproxima-se bastante do pensamento de cinema do próprio Hong Sang-soo. No segundo, há um realizador que se vende à lógica comercial, mas que se vê, assim, provido de financiamento para a obra seguinte. Aqui não há autoironia; subentende-se, antes, uma crítica ao sistema e a alguns dos pares.
“A Romancista e O Seu Filme” recebeu um Urso de Prata no Festival de Berlim. “Lá em Cima” estreou em Cannes.
Veja o trailer de “A Romancista e o seu Filme”
A Romancista e O Seu Filme, de Hang Sang-soo, com Lee Hye-young, Kim Min-hee, Seo Young-hwa > 93 min > Lá em Cima, com Kwon Hae-hyo, Lee Hye-young, Park Miso, Song Sun-mi > 98 min