Por medo de que a singularidade da sua música fosse pouco interessante para os outros, Pedro Mafama adiou demasiadas vezes o desejado passo de se assumir enquanto artista. Os EP Má Fama e Tanto Sal, editados em 2017 e 2018, deram a conhecer uma música inicialmente estranha, mas que depressa se tornava familiar, feita de kuduro, kizomba, afro-house, R&B, hip-hop, mas também fado e outras referências da música popular portuguesa.
Viu-se elevado à condição de grande promessa, tornando-se figura recorrente nos palcos dos clubes e festivais mais atentos às novidades. A “ilusão do aparente sucesso”, porém, quase deitou tudo a perder, como o próprio contou à VISÃO: “Tive aquela visão um bocado infantil de que já não era preciso trabalhar mais, mas entretanto percebi quão sortudo sou por poder fazer algo de que gosto. E isso dá trabalho, não é uma constante celebração.” Alguns dos temas do álbum de estreia, como Noite Escura, Algo para a Dor ou Borboletas da Noite, são “resultado desse processo de aprendizagem”, ao qual se seguiu uma “espécie de epifania”, recordada em faixas como Ribeira ou Leva, apresentadas como “um grito de força e de afirmação”, também sentido em Linda Forma de Morrer, um dueto com Ana Moura inspirado no cancioneiro alentejano.
“Este álbum é como uma autobiografia sem o ser, contada através de imagens e personagens que não são literalmente eu neste tempo”, diz. Mais assumido é o modo como recupera, à luz de uma contemporaneidade urbana, a tradição e o popular, mas também “algumas ligações esquecidas ou escondidas” que fazem igualmente parte do ser português. Os convidados do álbum (Profjam, Branko, Ana Moura e Tristany) são espelho duma “harmonia entre passado, presente e futuro” que pretende para a sua música. Alguns deles deverão estar presentes neste primeiro grande espetáculo de um artista para quem a tradição serve não como ponto de partida ou de chegada, mas sim de interrogação.
Oiça aqui o tema “Noite Escura”
Pedro Mafama > Teatro Tivoli > Av. da Liberdade, 182A, Lisboa > T. 21 315 1050 > 27 nov, sáb 21h > €10 a €18