Divagam entre mundos mitológicos e reais, as temáticas deste Imaginarius, cruzando o circo contemporâneo, a dança, a música, a performance ou o teatro físico. Ao todo, serão 24 projetos artísticos a circularem pelas ruas, jardins e praças de Santa Maria da Feira, entre os quais nove estreias absolutas e sete nacionais. A 20ª edição reforça a marca identitária do festival, referência internacional nas artes de rua. Haverá hinos ao otimismo, com Oops!, um espetáculo recheado de humor e magia da companhia espanhola Teatre Mòbil, reflexões filosóficas sobre o confronto entre o homem e a máquina, em Rasto, da companhia Erva Daninha, e até cenários futuristas, em Dendryx, de Jeanneth Vieira, a levantar as questões da sustentabilidade ambiental e da sobrevivência da espécie humana.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/09/210908_A-Euridice-e-Eu_Imaginarius-Infantilx-1600x1067.jpg)
Dentro da programação principal, refira-se ainda o espetáculo de circo contemporâneo Variações, pelo Instituto Nacional das Artes, que parte da investigação sobre os mitos do fim e do princípio, ou a instalação/performance O Nome da Rosa (vencedora do Burning Man Art Grant -2019), pelo Artelier? Teatro de Rua, a abordar o problema das alterações climáticas, permitindo a interação com o público.
No Imaginarius Infantil, não faltarão propostas para os mais novos, como Será Sereia?, um espetáculo de música e storytelling da dupla Baileia, a explorar os mistérios do mar, ou A Eurídice e Eu, da companhia Terpsichore, a recordar o mito grego de Orfeu e de Eurídice. Haverá ainda um ciclo de música, o Sinfonia das Hortas, apresentado num cenário especial, a horta comunitária da Casa dos Choupos.
Imaginarius > Centro histórico de Santa Maria da Feira > T. 256 331 075 > 9-12 set, qui-dom > grátis (inscrição obrigatória: imaginarius.pt)