Uma audiência de mais de 19 mil pessoas em seis dias, na última edição. Assim se mede o sucesso de um festival internacional de cinema de terror como o MoteLx, agora de regresso, entre 7 e 13 de setembro, ao Cinema São Jorge, em Lisboa. A abrir esta 15ª edição está The Green Knight (2021), filme de David Lowery, exibido em antestreia, que reconta a lenda arturiana de Sir Gawain. Na sessão de encerramento, vai poder assistir-se a The Night House (2020), de David Bruckner. A longa-metragem do realizador norte-americano conta a história de uma viúva que tenta ultrapassar o suicídio do marido, no lago junto à casa de sonho que construíram juntos.
Entre um filme e outro, destaque para o programa especial Fúria Assassina – Mulheres Serial Killer, que quer dar visibilidade às mulheres enquanto protagonistas de filmes de terror. O programa assume um lado militante, até, visto a maioria dos títulos apresentados terem sido escritos e realizados por mulheres, exemplo do biopic de Julie Delpy sobre Erzsébet Báthory, em Condessa Sangrenta (2009), e de Office Killer (1997), o único filme realizado pela fotógrafa norte-americana Cindy Sherman, sobre uma tímida assassina de escritório.
Os 60 anos da Guerra do Ultramar não passaram ao lado do festival, representados pela trilogia inacabada da dupla produtor/realizador Tino Navarro e Joaquim Leitão a abrir a secção Quarto Perdido. O conjunto destes três filmes narra a Guerra Colonial portuguesa numa sequência temporal invertida: Inferno (1999), sobre um encontro anual de veteranos; 20,13 Purgatório (2006), passado num quartel em África; e Paraíso, obra ainda por realizar, em torno de jovens na véspera do seu alistamento.
Para além da programação dedicada às películas de longa duração, o MoteLx volta a apostar nas curtas-metragens. Este ano, os maiores destaques vão para O Lobo Solitário (2021), um thriller claustrofóbico filmado numa sequência de plano único e que conta com o português Filipe Melo na realização, e para A Terra do Não Retorno (2020), de Patrick Mendes (realizador vencedor da primeira edição do Prémio MoteLx – Melhor Curta de Terror Portuguesa, em 2009).
Veja o teaser do festival dedicado ao cinema de terror
MoteLx – Festival Internacional de Cinema de Terror > Cinema São Jorge > Av. Liberdade 175, Lisboa > 7-13 set > €4,50, pack 5 bilhetes €17 > Programação completa em motelx.org