A Leopardo Filmes prossegue a nobre missão de recapitular, em cópias restauradas, a obra de um dos maiores nomes do cinema oriental contemporâneo. De Wong Kar-Wai já tínhamos (re)visto as obras-primas, agora são-nos dadas a ver as primeiras obras, objetos porventura curiosos, mas longe da genialidade.
O maior desafio aqui, para os mais cinéfilos, talvez seja mesmo o de encontrar indícios nestas primeiras obras que se repercutam nos filmes maiores que se seguiram. Essa busca pode ser árdua particularmente em As Tears Go By, a primeira de todas as longas, realizada ainda no final dos anos 80. É, na sua essência, um filme de gangsters de série B (para não dizer Z), inserido no subgénero de Hong Kong, mas muitos passos atrás dos seus mestres. Constrói-se a partir de personagens masculinas fortes – a todos os níveis, com uma conceção máscula de irmandade que se sobrepõe a tudo o resto – e afirma-se com os exageros formais típicos do género.
Em Dias Selvagens (1990), já se descobrem outros motivos de interesse. O filme volta a ser dominado por personagens masculinas, com uma masculinidade tóxica exacerbada, mas com uma disposição artificial de elementos, que o torna bastante interessante. Aqui já não há gangs rivais nem provas de virilidade. O filme trata, sobretudo, da incapacidade de amar, centrando-se numa personagem masculina carismática, com uma capacidade inata de cativar mulheres até à loucura, para depois as maltratar e abandonar. O predador, como geralmente acontece, também é vítima, numa lógica freudiana, fruto do desamor da mãe adotiva e da mãe biológica. Em Dias Selvagens, mais do que em As Tears Go By, celebra-se o nascimento de um autor, apesar de o filme, de interiores e com ruas vazias, contrastar com a velocidade vertiginosa e sobrepopulada do seguinte, Chungking Express, de 1994.
Veja o trailer de Dias Selvagens e Ao Sabor da Ambição (As Tears Go By)
Ciclo Wong Kar-Wai > As Tears Go By, de Wong Kar-Wai, com Andy Lau, Maggie Cheung, Jacky Cheung, Alex Man > 102 min; Dias Selvagens, de Wong Kar-Wai, com Leslie Cheung, Maggie Cheung, Andy Lau > 100 min > Cinema Medeia Nimas > Av. 5 de Outubro, 42B, Lisboa > Teatro do Campo Alegre > R. das Estrelas, Porto > Teatro Académico Gil Vicente > Pça. da República, Coimbra