O Som e a Fúria, umas das mais ativas produtoras portuguesas contemporâneas, está a disponibilizar, na plataforma Vimeo on Demand, uma parte importante do seu catálogo, ao ritmo de um título por semana, sempre à quinta-feira. Os filmes podem ser alugados por €2,99, durante um período de 48 horas. Foi a forma que a produtora e a distribuidora associada, a Desforra Apache, encontraram para responder ao encerramento das salas de cinema. Para já foram disponibilizados três filmes: Tabu, de Miguel Gomes; Volta à Terra, de João Pedro Plácido, e 9 Dedos, de F.J. Ossang.
Dificilmente se encontraria melhor forma de começar do que Tabu, um dos mais premiados filmes portugueses dos últimos anos, que definitivamente lançou Miguel Gomes no circuito internacional. Uma obra estruturalmente dividida em duas partes, com uma abordagem original ao passado colonial português, jogando com os estereótipos e afastando-se deles ao mesmo tempo.
Volta à Terra é um notável documentário que acompanha um jovem pastor num lugarejo minhoto, esquecido no espaço e no tempo, chamado Uz. O argumento foi escrito em parceria com a cineasta luso-francesa Laurence Ferreira Barbosa. 9 Dedos, por seu lado, é uma das mais bem-sucedidas produções internacionais d’ O Som e a Fúria, da autoria do músico francês F.J. Ossang, que obteve o prémio para a melhor realização em Locarno. É um film noir empolgante mas que desafia as convenções do género.
Seguem-se, nesta quinta, 12, Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira, uma adaptação da correspondência de António Lobo Antunes, durante a guerra colonial em África, e, na semana seguinte, Technoboss, a comédia de João Nicolau que tem Miguel Lobo Antunes como ator principal. A programação alarga-se até ao final de maio, com filmes de Lucrécia Martel, Sandro Aguilar, Salomé Lamas, entre outros.
O Som e a Fúria > Vimeo on Demand > todas as quintas-feiras, até 27 de maio > €2,99 por filme