Chegaram a Portugal em 2019, pela mão da empresa espanhola Fever, que em apenas um ano vendeu mais de 12 mil bilhetes em Lisboa e no Porto para este tipo de espetáculos, à luz das velas, cujo objetivo principal passava por atrair o grande público para a música clássica. Bach, Beethoven, Mozart ou Vivaldi foram alguns dos compositores interpretados por jovens músicos emergentes, alguns já ligados a formações como a Orquestra Gulbenkian ou a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Os locais dos concertos também são escolhidos a dedo: sítios com um ambiente peculiar como a Biblioteca da Academia das Ciências ou o Ateneu Comercial no Porto, a que habitualmente o público não tem acesso e onde não é comum realizarem-se concertos.
Desta vez, o cenário é o Palácio de Xabregas, em Lisboa, que vai receber um recital de piano e trompete, a cargo do Simant Duo, inteiramente dedicado ao cinema. Do programa fazem parte algumas das obras mais reconhecidas, saídas de bandas sonoras, com a marca de autores como Ennio Morricone, Hans Zimmer ou John Williams. Os acordes de Star Wars ou de Aconteceu no Oeste, por exemplo, não vão faltar.
Depois de Lisboa, o concerto Candlelight: Bandas sonoras, com piano e trompete à luz das velas será apresentado no Ateneu Comercial do Porto a 29 de janeiro, em sessão dupla (19h30 e 21h15).
Candlelight > Palácio de Xabregas > R. de Xabregas, Lisboa > T. 21 924 9058 > 30 dez, qua 19h30 e 21h15 > €15 a €35 >