Ouvir Caetano Veloso a falar, na primeira pessoa, sobre o tempo em que esteve preso, durante a ditadura militar brasileira (quando terá composto Terra) é a proposta de Narciso em Férias, de Ricardo Calil e Renato Terra (6 dez, dom 10h30, Culturgest). É um dos destaques do terceiro momento do DocLisboa, que este ano, devido à pandemia, prolonga a sua edição ao longo de seis meses.
Com o título Espaços de Intimidade, este ciclo conta com várias estreias portuguesas importantes. É o caso de A Nossa Terra, O Nosso Altar, documentário de André Guiomar sobre o bairro do Aleixo antes da sua polémica demolição (que teve a sua estreia nacional no Porto/Post/Doc), com um conteúdo se natureza sobretudo observacional, mas bastante emotivo (5 dez, sáb 10h30, Culturgest). Com um tema próximo, A Vida em Comum, de Diogo Pereira, acompanha um casal de origem cabo-verdiana no bairro do Barruncho, em Odivelas (9 dez, qua 20h30, Cinema Ideal). Destaca-se ainda O Que Não Se Vê, de Paulo Abreu, um ensaio fotográfico sobre o Pico, numa espécie de making of de um filme que não chegou a ser feito (7 dez, seg 19h, Culturgest).
DocLisboa: Espaços de Intimidade > Culturgest > R. Arco do Cego, 77, Lisboa > T. 21 790 5155 > Cinema Ideal > R. do Loreto, 15/17, Lisboa > T. 21 099 8295 > 3-9 dez > €4,50 > doclisboa.org/2020/momentos/espacos-de-intimidade